Gato volta de castração e seu irmão felino não o reconhece mais

Por
em Gatos

Dois gatos protagonizaram um vídeo que viralizou nas redes sociais depois de um dos felinos não reconhecer seu irmão peludo após este voltar do veterinário.

No vídeo, um dos gatinhos aparece deitado tranquilamente no sofá, assim como já devia fazer anteriormente, quando o outro gato da casa começa a sibilar agressivamente para ele.

A cena intrigou muitos internautas, já que ambos os felinos se conheciam e convivem juntos a um bom tempo.

Entre as principais hipóteses levantadas pelos usuários da rede é que o gato, insatisfeito com a presença do outro animal, não o reconhecia por estar com um cheiro diferente do comum.

Publicado no dia 26 de outubro, na conta @el_zochoo no TikTok, o vídeo foi visto por mais de um milhão de pessoas.

Além disso, a postagem recebeu 64,1 mil curtidas, 371 comentários e 598 compartilhamentos.

“Perde as bolas e chega em casa para ser xingado”, escreveu na legenda.
“É incrível o quanto eles usam o olfato em vez da visão. Um dos meus gatos estava doente e o outro não a reconheceu por dias”, relatou Paul.
“É por causa do cheiro. Também estou com esse problema aqui. Antes estava tudo bem e de repente dois dos meus gatos brigam o tempo todo”, contou Susanne.
“Ele pensou que você estava se livrando dele e está desapontado por tê-lo levado novamente para casa”, brincou um internauta.

Em outras publicações é possível notar que os dois felinos são muito amigos, como é o caso de uma postagem do dia 15 de dezembro, onde aparecem se lambendo e brincando.

Confira:

Sibilar

Conforme esclarece o site Falando de Pets, acredita-se que o sibilo emitido pelos gatos é uma tentativa de imitar o som que as cobras fazem para avisar sua presença.

Ou seja, possivelmente os gatos selvagens “copiaram” o som ao observar a eficácia que ele possui sobre outros animais ou seres da mesma espécie.

É uma maneira de intimidar e afastar uma possível ameaça. Assim, sempre que um gato se deparar com algo diferente ou uma situação que ele pense ser uma ameaça, ele irá sibilar.

E ao emitir esse som, ele deseja dizer que não está com medo, mas sim bravo e pedindo para que a ameaça se afaste porque ele é perigoso.

Vale lembrar, que não cabe ao tutor punir seu gato por sibilar, já que isso só o deixará ainda mais incomodado. Mantenha a calma e fale em um tom baixo.

Se possível, tente resolver a situação que está gerando estresse no gato. Ele precisa entender que não está sendo ameaçado e que seu tutor está ao seu lado.

Já quando os gatos sibilam para os seres humanos podem estar dizendo que não desejam que se aproximem deles, muito menos que os manejem.

Porém quando filhotes, essa reação é normal, então a aproximação precisa ser feita com muita calma, isso porque ainda estão se acostumando ao hábito de serem “afofados”.

Por fim, o sibilar também pode indicar que o felino está ferido ou com alguma dor interna.

Desse modo, caso seu gatinho comece a fazer esse som repentinamente, enquanto o segura no colo, talvez seja importante levá-lo ao veterinário para um check-up.

Redatora.