Golden retriever encontra sozinho túmulo de tutor ao visitar cemitério pela 1ª vez

Vídeo emocionante foi compartilhado no TikTok e já foi visto por mais de 3,1 milhões de usuários

Por
em Cães

Um vídeo de um cachorro que conseguiu localizar o túmulo de seu "pai humano" sem ser mostrado se tornou viral no TikTok. Até o momento, mais de 3,1 milhões de pessoas assistiram as cenas que são de cortar o coração. A informação é do portal de notícias NewsWeek.

No vídeo compartilhado por Camille Griffith (@camillegriffith), o golden retriever caminha em direção a uma árvore. Uma mensagem sobreposta no vídeo dizia:

“Meu cachorro correu direto para o túmulo do meu namorado e de seu pai humano sem nunca ter estado aqui antes”.

Uma legenda postada com o vídeo dizia: "Sentindo todas as sensações! Sim, os cães também sofrem!", escreveu Camille.

Em um comentário que obteve mais de 9 mil curtidas, o usuário jsfhsf22 disse: "Ele estava chamando por ele [rosto sorridente com olhos em forma de coração] incrível! Enviando amor e orações."

O usuário freedom4claudiaconway disse: "o olfato dos cães é diferente do que podemos imaginar, como um sistema de radar. ele sabe".

O usuário Hello escreveu: “Aquele cachorro o viu com certeza!! vejam e sintam nossa dor [emoji de coração partido vermelho]!"

Assista o vídeo:

Meu coração ficou partido com esse vídeo, mas ao mesmo tempo fiquei impressionada com a inteligência desse doguinho.

Como funciona o luto para os animais?

A psiquiatra veterinária e criadora de conteúdos digitais, Larissa Rüncos, diz que, assim como os humanos, os animais (falando de cães e gatos) também sofrem o luto e isso ocorre quando há uma perda significativa de um indivíduo - não sendo necessariamente a morte -, no qual ele teve muita afinidade e convivência próxima.

Larissa compara o luto à depressão, sendo um quadro depressivo agudo com uma causa bem específica, pois o animal não consegue lidar com a perda e se desanima com a vida.

A perda pode ser de uma pessoa ou de algum animal que o pet gostava muito. Ou quando a pessoa está ausente - pois eles não têm o entendimento abstrato de que a pessoa 'desapareceu' por estar viajando e pode voltar -, e acreditam que o indivíduo sumiu. Assim, como os humanos que podem sofrer de luto pela falta, mesmo sabendo que esse alguém, não morreu.

Conforme Larissa, o luto é um quadro patológico e não um quadro emocional normal, por isso precisa ser tratado. Os sintomas são: comportamento apático, dormir demais, comer menos, brincar pouco, ser menos carinhoso, comportamentos ansiosos, vocalizando, procurando (algo/alguém) ou ficar angustiado. Então se houver suspeita de que o bichinho está sofrendo, pois sabe que ele teve uma perda importante e apresenta algum desses sintomas, procure ajuda médica.

Leia mais sobre o assunto aqui.

Veja também este vídeo:

O caso do vira-lata caramelo que pediu ajuda ao motoboy E MAIS NOTÍCIAS no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.