Médica veterinária que já perdeu vários pets dá dicas de como superar o luto

Por
em Dicas

Só quem já passou pelo luto de perder um animalzinho de estimação sabe a dor deste momento. Foi pensando justamente nisso, que a médica veterinária Marcelly de Souza Paes, de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, fez um vídeo abordando o tema.

Em um vídeo compartilhado no Instagram pelo perfil da clínica veterinária em que atua, a Zoo Planet, Marcelly responde à questão: “meu pet morreu. E agora?”.

Segundo a veterinária, cada pessoa lida de uma forma com o processo de luto. Ela defende a ideia de adotar um novo pet como uma forma de superar o luto de uma forma mais leve.

Marcelly relata já ter passado por essa experiência em seu próprio lar, já tendo perdido um animal de estimação atropelado e até mesmo tendo que optar pela eutanásia em outras situações.Mas, apesar da dor, a profissional fez questão de destacar a importância da superação por parte dos donos.

“Um dia a dor, no outro dia a gente iniciou uma nova história de amor. É muito melhor tu viver um luto limpando cocô, recebendo uma mordidinha no calcanhar, recebendo umas lambidas, do que só chorar o luto”, frisou.

A veterinária destaca como recomeços e histórias com novos animais de estimação podem ajudar as famílias, especialmente as que passaram por perdas recentes dos seus animaizinhos.

Por mais que a primeira reação seja recusar a ideia de ter outro animal, na esperança de evitar o sentimento de luto futuramente, segundo Marcelly, uma nova adoção pode ser transformadora no processo de superação da perda.

Além do que, a presença de um animal deixa tudo, desde um ambiente a uma vida, muito mais colorida e mais feliz, não é mesmo?

“O quanto faz bem ter um cachorrinho ou um gatinho em casa, (então) parar na dor é muito triste, é muito egoísmo com a gente e é muita covardia com aquele animalzinho que morreu e nos deu tanto tempo de amor”, justifica Marcelly.

Confira o vídeo na íntegra:

O relato, é claro, emocionou muitas pessoas, tanto as que possuem bichinhos e temem por esse momento, como aquelas que já passaram pela tristeza do luto.

Confira alguns dos comentários deixados na publicação:

“Me emocionei... Viva o amor. Sempre pensei assim. Ainda digo mais: Você não quer ter mais nada na vida (pessoas, coisas, família..) porque você vai perder um dia? Você prefere não ter mais nada nem ninguém só porque vai perder um dia? A vida é transitória, inclusive a nossa. Então vivamos a vida aproveitando ao máximo enquanto a temos.”.
“Passei pela fase do não! Mas, depois pensei, ‘será que outro animalzinho não pode ter a oportunidade de ter um lar, o amor de um tutor?’”.
“Eu também penso assim. Estou na sétima cadela. Se Deus permitir não quero ficar sem. Morre uma, adoto outra. Nunca compro.”.

Realmente não é nada fácil perder um serzinho que tanto amamos, mas só há uma forma de curar a dor: com amor. Clique aqui para seguir a clínica no Instagram e ficar por dentro dessa e de outras dicas da profissional.

Confira ainda: