Fisiculturista? Sapo gigante é encontrado em parque nacional da Austrália

Por
em Mundo Animal

Um enorme sapo foi encontrado por guardas florestais do Departamento de Meio Ambiente e Ciência no Parque Nacional de Conway, no noroeste de Queensland, na Austrália. O caso aconteceu em janeiro deste ano.

Conforme o Daily Mail, os oficiais estavam limpando uma trilha de caminhada quando encontraram o sapo-cururu. O animal de 25 cm de comprimento e pesando cerca de 2,7 kg foi apelidado de Toadzilla.

Segundo o National Geographic, essa espécie pesa aproximadamente 1,3 kg e mede de 10 e 15 centímetros, por isso os guardas ficaram impressionados ao encontrarem o Toadzilla, pois ele é GIGANTE!

'[Parecia] quase uma bola de futebol com pernas', disse o Ranger Kylee Gray, guarda florestal.

Considerado uma das piores espécies invasoras do mundo. Foram introduzidos em muitos países com a esperança de ajudar a controlar pragas agrícolas. Os sapos fracassaram no controle de insetos, mas foram notavelmente bem-sucedidos em se reproduzir e se proliferar.

A dieta de um sapo-cururu geralmente envolve insetos e répteis, mas eles são comedores oportunistas e "comem qualquer coisa que caiba em suas bocas". O que significa que também se alimentam de pequenas aves, outros anfíbios e pequenos mamíferos.

O encontro dos guardas florestais com o Toadzilla se deu quando foram forçados a parar o veículo porque uma cobra preta de barriga vermelha cruzava o caminho.

"Abaixei-me e agarrei o sapo-cururu e não pude acreditar no quão grande e pesado era", disse Gray.

Mas não se engane, esse não é o maior sapo-cururu do mundo! De acordo com o Guinness World Records, o atual recordista do maior sapo-cururu, chama-se 'The Prince', foi registrado em 1991 com 35 cm de comprimento e pesando 2,65 kg.

E como Toadzilla não foi avaliado por escalas certificadas, ele não poderia ser o próximo recordista, pois como disse Gray "estamos meio que chutando".

O sapo foi removido do parque pelos guardas florestais para ser sacrificado e enviado para o Museu de Queensland em Brisbane, onde será oficialmente pesado e estudado.

Isso porque essa espécie foi reconhecida pelo governo da Commonwealth em 1991 como uma das principais ameaças à nação. Eles devastaram os ecossistemas tropicais devido ao seu grande tamanho e extrema toxicidade. Eles podem chegar a viver 15 anos na natureza.

"Estamos satisfeitos por tê-la removido do parque nacional", disse a Sra. Gray.

Confira:

Os sapos-cururu secretam um veneno leitoso pelas glândulas parótidas localizadas atrás dos ombros. O veneno, denominado bufotoxina, contém diversas substâncias químicas, como bufagina, que afeta o coração, e bufotenina, um alucinógeno.

Você conhece alguma outra história fascinante sobre animais de estimação? Então clique no link abaixo e envie para nós a sua pauta, ela pode virar uma matéria exclusiva do nosso portal.

Envie uma história - Seu pet pode virar uma matéria em nosso site!

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube