Cachorro salva-vidas pula no mar para ajudar a resgatar vítimas de afogamento; vídeo

Por
em Cães

Recentemente, um cachorro se tornou protagonista em uma cena de heroísmo na praia de Maresias, na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Isso porque, no dia 14 de janeiro, o cão pulou na água para ajudar os salva-vidas a resgatar duas vítimas de afogamento.

Conforme contou a Capitã Karoline, do Corpo de Bombeiros, ao portal de notícias G1, a equipe fazia uma ronda pela praia quando percebeu que dois homens estavam se afogando e pedindo socorro.

Imediatamente, os salva-vidas pularam na água para fazer o resgate, mas foram surpreendidos por Bob que decidiu ajudar no resgate.

“As vítimas estavam em uma grande correnteza e os dois oficiais entraram no mar para socorrer os turistas”, destacou a capitã
“Inusitadamente, contaram com o apoio do mascote da Estação de Bombeiros de Guarda-Vidas de Maresias. O cão Bob acompanhou a dupla na água até a retirada das vítimas, na faixa de areia, onde tudo acabou bem”, acrescenta.

Ao portal de notícias, o Tenente Barros, que participou do resgate, falou com carinho sobre o mascote que foi adotado pela equipe há menos de um ano.

“O Bob está conosco desde maio de 2022, quando foi adotado por nós e o temos como mascote da Estação de Bombeiros De Guarda Vidas Maresias. Ele tem aproximadamente 2 anos e nos acompanha em toda rotina, nas corridas, natações e rondas”, explicou.

Nesse sentido, o tenente detalha que Bob tem um espírito de herói e que este não foi o primeiro resgate do animal, pois em outros episódios já tentou ajudar a equipe de resgate.

"Rotineiramente ele entra conosco no mar, parece que ele quer cuidar da gente quando entramos, vai no ímpeto de nos ajudar, é muito bacana. Com certeza ele tem um espírito de herói”, frisa Barros.

Confira o vídeo compartilhado pelo G1 clicando neste link.

Cães salva-vidas

Segundo frisa o site Patas da Casa, o cachorro salva-vidas se enquadra no grupo de cães de trabalho, ou seja, é como se fosse uma das “profissões” que esse animal pode ter.

Quando alguém se afoga ou está machucado dentro da água, o cão salva-vidas obedece o comando de seu treinador indo até a pessoa que precisa do resgate para ajudar a localizá-la e, então, salvá-la.

Teoricamente, todas as raças de cães estão aptas a realizar o treinamento para ser um cão salva-vidas.

No entanto, é claro, que algumas delas possuem maior propriedade, pois são raças que adoram nadar e que naturalmente se dão bem em ambientes aquáticos como praias e rios.

Entre elas estão: Terra Nova, Border Collie, Pastor Alemão, Golden Retriever e Labrador.

Veja também este vídeo do nosso canal:

Vira-lata caramelo é convocado após autoridades não encontrarem IDOSO PERDIDO NO DESERTO

Redatora.