Cocker spaniel rejeitado por oito famílias, se torna cão de biodetecção e concorre a prêmio de herói

Por
em Notícias

Rejeitado por oito famílias devido ao seu comportamento, Asher, um cão da raça cocker spaniel de 10 anos, estava na fila da eutanásia, pois o abrigo no qual vivia no Reino Unido acreditava que ele nunca encontraria seu lar. Até que melhor aconteceu!

Asher chamou a atenção da doutora Claire Guest, fundadora da Medical Detection Dogs — instituição de pesquisa sobre a capacidade dos cães de detectar doenças nos humanos —, que viu nele mais que um cachorro travesso e, sim, um salvador de vidas.

Segundo o portal de notícias Mirror, a médica observou que Asher precisava estar ocupado, assim não teria tempo de aprontar. Por isso, decidiu adotá-lo (na época tinha quatro anos), pois sabia o que fazer para mantê-lo focado. O que faria? Lhe treinaria para detectar doenças, tornando-o, membro da equipe de pesquisa.

"No começo ele costumava fugir e quando você o pegava, ele ficava na defensiva", relembrou a médica. "Suspeitei que algo horrível tivesse acontecido porque ele até gritava de medo às vezes".

Mas assim como observou o medo do cão, também percebeu que ele gostava de lamber e cheirar tudo o que via. O que a fez ter certeza que ele seria um ótimo cão de biodetecção, bastava o treinamento certo.

Hoje, seis anos depois, Asher se tornou um dos cães de detecção mais bem-sucedidos do seu país. Ele é um dos principais membros da equipe de biodetecção da organização, ajudando cientistas e médicos a desenvolverem de forma rápida e barata maneiras de detectar doenças.

Ele ajudou a provar que os cães podem detectar o odor de doenças, incluindo Parkinson, Malária e Covid-19. Gente... para quem estava prestes a ser sacrificado, esse lindão se tornou um herói.

De acordo com o portal de notícias Metro.Co, Asher se revelou um cão tão inteligente e perspicaz que é um dos cinco cães excepcionais selecionados para o prêmio Crufts's Hero Dog - evento que celebra o relacionamento único que as pessoas têm com seus cães e o apoio que eles dão diante da adversidade.

O vencedor será escolhido por votação do público e será anunciado no dia 12 de março pela embaixadora do The Kennel Club Hero Dog Award, Kay Burley.

“Esses cinco cães especiais não são apenas heróis para seus donos, mas também para o resto de nós. Eles fazem uma grande diferença todos os dias, oferecendo amor, companheirismo e dedicação, protegendo a nação e salvando vidas”, disse Kay Burley.

O prêmio será de £5.000 (R$27.592,34) para o ganhador e £1.000 (R$5.516,19) para os demais finalistas, onde destinarão o valor para um abrigo de animais de sua escolha.

Nesse evento os cães envolvidos na busca por sobreviventes no terremoto que atingiu a Turquia e a Síria estarão sendo homenageados.

Veja também o vídeo:

Pépe Bonner traz as notícias mais engraçadas e cabeludas, digo, peludas, sobre bichinhos no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube