Cão com doença ocular rara, vive normalmente graças a óculos especial

Por
em Cães

Em 2021, Gus, um cachorro da raça border collie foi diagnosticado com uma doença rara ocular. A partir dali seus donos Chloe Godliman e Joe, que vivem em Oban, na Escócia, foram em busca de ajuda, até encontrarem um óculos de sol que protege a visão do cão dos raios solares.

A luta começou quando Chloe percebeu uma mancha rosa turva no canto do olho esquerdo de Gus. Logo o levou no médico veterinário e exames revelaram que ele sofre de Pannus.

“No começo pensamos que a marca era um pouco de sujeira, mas quando ainda estava lá no dia seguinte, levamos ele ao veterinário”, contou Chloe ao portal de notícias Daily Record.

Segundo o hospital de animais VCA, essa doença afeta a córnea do olho. Em estágio avançado, pode causar deficiência visual, por conta da incapacidade de ver através do pigmento que cobre a córnea. Por conta da fragilidade do olho, o cão não pode ficar exposto à luz. Caso não seja tratada, o pet poderá ficar cego.

Receosos que o pior acontece, o casal foi em busca de mais informações sobre a doença. Durante a pesquisa, Chloe descobriu que uma empresa chamada Rex Specs vendia proteção ocular especialmente para cães. O produto fornece proteção UV, bloqueando 99,9% dos raios nocivos.

“Ele não é um cachorro que fica dentro de casa, então quando nos disseram que ele não podia sair enquanto o sol estava forte, iria mudar nossas vidas inteiras", falou.

Logo a escocesa entrou em contato e adquiriu o óculos para o doguinho. Graças a essa alternativa, Gus está podendo caminhar, brincar e se divertir sob a luz do sol, caso contrário teria que ficar em casa pelo resta da vida.

“Ele é um membro da família, então se livrar dele nunca seria uma opção, então tivemos que descobrir algo”, disse.

E você acha que Gus fica incomodado com esse acessório? Chloe diz que não. Ele até parece gostar, por ficar muito estiloso nele.

Feliz pelo fato do cão poder viver normalmente, Chloe deixa um alerta para os donos de pets:

“As lesões de Pannus desenvolvem vasos sanguíneos e formam uma espécie de bolha. Em casos graves, ela deve ser removida cirurgicamente. Portanto, é importante que as pessoas estejam cientes dos sinais”.

Se você perceber algo estranho no olho do seu cão, procure um médico veterinário.

Veja também este vídeo:

8 vezes que o vira-lata caramelo foi longe demais

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube