Cadela corre até mulher pedindo ajuda - e motivo a deixa totalmente surpresa

Por
em Cães

A protetora de animais Mitzi Brogdon, que é presidente e diretora do abrigo Street Dog Rescue & Recovery, localizado em Oklahoma (EUA), estava cruzando uma estrada quando se deparou com um cachorro no acostamento. Cansada, pois naquele mesmo dia havia realizado um difícil resgate, não ignorou o animal e estacionou o carro para tirá-lo dali.

Ao se aproximar percebeu que se tratava de uma cadela e que por mais que estivesse naquela triste situação, não era nenhum pouco agressiva e, sim, muito amigável.

“Ela veio até mim, deixe-me acariciá-la”, disse Brogdon ao The Dodo.

Logo, Mitzi a nomeou Dolly e depois de muito acariciá-la, percebeu que ela queria mostrar algo. Pois Dolly começou a trilhar um caminho para fora da estrada e Mitzi a seguiu.

“Ela começou a subir o caminho para a torre de celular e eu a segui”, disse Brogdon.

Chegando no local, eis a surpresa! A vira-lata era mamãe e seus filhotes estavam escondidos sob um tronco caído no chão.

Os pequenos ficaram curiosos com a movimentação, então um a um começaram a sair do esconderijo. A cada filhote que saía a protetora contava. No final da contagem ela ficou impressionada, pois eram 16 filhotes.

“Estou acostumado a ver cachorros por toda parte em Oklahoma”, disse Brogdon. “Mas tantos de uma vez ainda foi um choque”.

A protetora acredita que os filhotes são de três ninhadas diferentes, ou seja, Dolly estava cuidando de filhos que não eram seus.

A vira-lata corajosamente protegia-os e alimentava-os; e mesmo com tamanho esforço Mitzi não saberia dizer por mais quanto tempo sobreviveriam naquela situação.

Segundo o doutor Stanley Coren em seu livro "Why Does My Dog Act That Way?" (tradução livre: por que meu cachorro age dessa maneira?) as cadelas são propensas a adotarem filhotes que não sejam seus por causa dos feromônios — aromas biológicos.

Pelo odor, a cadela identifica ser um animal jovem, o que significa que requer cuidados, então o instinto materno dela aflora cuidando-o como se fosse seu. Por isso Dolly adotou filhotes de diferentes ninhadas.

A turma era grande, então Mitzi chamou reforço e, enquanto aguardava ajuda, se familiarizou com todos os filhotes.

Por eles serem muito sociáveis, acreditou que pudessem ter tido contato com humanos.

Bom, feito o resgate, a mulher se deparou com o fato do seu abrigo estar lotado, sem condições de abrigar outros animais, então pediu ajuda no Facebook.

O apelo foi atendido pelos abrigos Forever Yours Dog Rescue, 405 Animal Rescue, The Fuzzy Friends Fund e Safe Haven Animal Rescue.

No momento os filhotes estão sob supervisão médica, logo estarão disponíveis para adoção. Para alegria dos socorristas muitas pessoas têm mostrado interesse nos pequenos, contudo, ninguém se manifestou a adotar Dolly. Por isso pedem que os interessados a adoção deem uma chance para essa mamãe valente.

Veja também este vídeo:

8 vezes que o vira-lata caramelo foi longe demais

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube