Protetora de animais fica surpresa ao notar que filhotes que resgatou não são cachorros

Por
em Mundo Animal

Jessie Tussing ignorou todos os seus hábitos de não realizar resgates de animais após o expediente. Mas em uma sexta-feira qualquer, ela recebeu uma ligação que fugiu de sua rotina.

A mulher que coordena a ONG da Heartland Humane Society não pensou duas vezes antes de entrar no carro e se dirigir a um local onde alguns filhotes haviam sido descartados.

Suas duas filhas adolescentes acompanharam tudo. Quando a protetora de animais chegou ao local, precisou usar uma lanterna para guiar o caminho através do prédio escuro e antigo, espreitando em cada rachadura, procurando os filhotes.

Com a permissão do proprietário, a mulher removeu uma das tábuas do celeiro. Foi então que se surpreendeu com a espécie dos animais. Quando ela os trouxe para a luz, não conseguiu evitar o pensamento de que esses filhotes pareciam diferentes dos quais ela está acostumada a resgatar.

"Eu estava correndo pelo meu cérebro tentando lembrar que raça de filhote tinha essa coloração. Levei um minuto para realmente perceber o que eu estava olhando”, contou Jessie ao site The Dodo.

Na ligação que recebeu a informação, era de que filhotes de cães haviam sido abandonados, mas a verdade era que os animais eram coiotes.

Sem saber o que fazer, a protetora entrou em contato com um especialista em reabilitação de vida selvagem. Ao constatar que os filhotes estavam seguros, bem alimentados, com a barriga cheia e quentinhos resolveu deixá-los no local onde foram encontrados.

Todos indícios indicam que a mãe estaria por perto e vigiando-os. Ou seja, eles não haviam sido abandonados.

Quem fez a ligação para Jessie não soube identificar os filhotes, caso contrário, todo o transtorno poderia ter sido evitado.

Muitas vezes, quando humanos tocam em animais, principalmente recém-nascidos, podem acabar deixando cheiros diferentes, o que faz com que os pais os abandonem.

"Eu disse às minhas meninas: 'Temos que colocá-los de volta no lugar. Estes não são animais de estimação”, acrescentou.

O proprietário do local compreendeu a situação e concordou em evitar ao máximo a entrada de pessoas estranhas no celeiro para evitar que a família se sinta incomodada. Pelo menos até que os filhotes abrem os olhos e cresçam. Logo todos irão se abrigar em outro lugar. Todas as tentativas de domesticar o coiote falharam porque eles não gostam de ficar perto dos humanos. E o correto é que nós também os evitemos, já que eles podem transmitir raiva e tularemia.

Já foram feitas algumas tentativas de domesticar o animal. Uma delas foi cruzar um coiote macho com uma cadela. O híbrido era menos agressivo, mas não é um coiote de fato. Outro método envolvia tomar os filhotes da mães para eles se acostumarem com possíveis tutores, mas também não deu muito certo, já que eles atacavam os donos. O motivo disso é que os coiotes nos consideram possíveis presas e apenas aguardam o momento certo de atacar.

Assista também:

O caso do gato que se 'converteu', o cachorro dublê de bebês e mais histórias de pets no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.