Filhotes da raça de cachorro mais 'rara do mundo' se preparam para seus novos lares

Por
em Notícias

Em abril, o casal Mike e Nicky Jan, de 63 anos, que vivem em Dorchester, Dorset, no Reino Unido, receberam uma ninhada de filhotes de cachorros raros - a primeira da sua raça a nascer no Reino Unido. Agora, com seis semanas, eles estão se preparando para seus lares definitivos.

E que raça seria essa? Os Wetterhouns, originários da província da Frísia, na Holanda, eles surgiram pela primeira vez há mais de 400 anos. Estima-se que existam apenas cerca de 1.000 deles no mundo, tornando-os uma das raças mais raras.

Os pequeninos nasceram no dia 3 de abril, sendo cinco machos e três fêmeas. Especialistas em raças afirmaram que a ninhada triplicou a população da raça no Reino Unido, que passou de quatro para doze peludinhos.

Mike e Nicky compram seu primeiro Wetterhouns, uma fêmea chamada Aafke, em 2020. Eles queriam muito ter filhotinhos dela, porém o macho de mesma raça mais próximo estava na Holanda.

Mas como estavam determinados em realizar esse sonho, não desistiram.

Pesquisando, encontraram o par perfeito para a pet. Ele tem três anos e vive com sua família em Heteren, na Holanda Ocidental, cerca de 450 milhas de distância (724,205 km).

Os dois foram avaliados por um juiz holandês para garantir que fossem bons exemplares da raça.

“Com uma raça tão rara, temos que adotar uma abordagem conservacionista para a reprodução. Garantir a genética sólida dos futuros filhotes é absolutamente vital. A distância e a logística quase se tornam uma consideração secundária”, disse Hannah Woods, da Associação Stabyhoun do Reino Unido, à BBC News.

Os pequeninos nasceram através do programa da UK Stabyhoun Association, cuja missão é aumentar a população dessa raça.

Os filhotinhos são lindos e saudáveis e foram cuidados pelo casal durante seis semanas. Agora que estão fortes, serão encaminhados para seus novos lares.

“Eles são principalmente pessoas que encontramos através do clube da raça, mas espero que os cães se tornem muito mais conhecidos e apreciados agora”, contou Nicky ao Daily Mail.

Esses filhotinhos são muito lindos! Parecem nuvens! E nas semanas em que estiveram junto da mamãe, deram muito trabalho, pois adoravam passear pela casa e fazer aquela bagunça. Filhote sendo filhote, né?

“Ficarei triste em vê-los partir, mas também feliz por todos terem lindos lares para morar”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a raça quase foi exterminada devido à ocupação da Alemanha na Holanda. Em 1950, um esforço foi feito para resgatar a raça da beira da extinção, e desde então, pessoas apaixonadas por Wetterhouns têm se empenhado em preservá-la e mantê-la viva.

“Esperamos que na próxima década possamos ver a população de Wetterhoun aumentar para 50 a 100 no Reino Unido”, disse Jane Moss, consultora de criação da UK Wetterhoun Association.

Que esses pequeninos sejam muito felizes com suas respectivas famílias!

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube