Especialista alerta sobre sinais sutis de que seu cachorro está com dor e que não devem ser ignorados

“Os cães são mestres em tentar disfarçar a dor, então é importante observar seu animal de estimação e conhecê-lo"

Por
em Dicas

Como saber se meu cachorro está com dor? A especialista em comportamento animal, Anna Webb, dá dicas de como identificar sinais sutis e que, muitas vezes, passam despercebido pelos donos de pets.

A linguagem corporal dos cães é uma forma importante de comunicação para eles. Prestar atenção aos sinais que eles demonstram pode nos ajudar a entender melhor suas necessidades e ajudá-los o mais rápido possível a tratar essa dor.

A capacidade de entender a linguagem corporal do seu cão e identificar quando ele está sentindo dor é uma habilidade importante para qualquer dono responsável.

Afinal, os cães muitas vezes não podem se comunicar diretamente conosco através da fala, então é essencial prestar atenção aos sinais que eles nos enviam por meio de sua linguagem corporal.

Em entrevista ao portal de notícias Mirror, Anna contou que muitas vezes os donos não sabem identificar os gestos sutis de seus cães de demonstrar dor ou desconforto, contudo isso é muito fácil de aprender.

“Os cães são mestres em tentar disfarçar a dor, então é importante observar seu animal de estimação e conhecê-lo ao longo do tempo para reconhecer quando ele está tentando lhe dizer algo na linguagem canina”.

Aqui estão algumas orientações úteis:

1. Bocejando

Nem sempre o bocejo indica cansaço. Na verdade, pode ser um sinal de desconforto, indicando que estão sobrecarregados, com dor ou estressados.

Portanto, se você observar seu cão bocejando durante uma caminhada, é importante prestar atenção a possíveis sinais de desconforto emocional ou físico.

2. Mastigar e/ou lamber as patas

Mastigar e lamber compulsivamente pode ser resultado de estresse ou ansiedade.

Os cães também podem fazê-lo quando estão expostos a produtos químicos nocivos ou têm alergias.

Além disso, esses comportamentos podem indicar dor causada por artrite ou pequenos arranhões nas almofadas das patas.

3. Problemas de mobilidade

Se o seu cão estiver com dificuldade para se locomover, subir escadas ou pular como antes, isso pode indicar dor.

Sinais como costas curvadas, cauda baixa, orelhas para trás ou olhos arregalados também podem ser observados.

Esses sintomas podem sugerir um dia ruim para o cão, mas também podem ser causados por condições como artrite, lesões musculares, danos nos tecidos moles ou infecção em arranhões.

4. Expressões faciais

Se o seu cachorro lambe os lábios frequentemente antes das refeições ou treme sem estar frio, pode ser um sinal de dor.

Além disso, se ele começar a ofegar subitamente sem estar quente, é provável que esteja estressado com a situação.

Virar a cabeça para longe e evitar o contato visual também indicam que algo está errado.

5. Mudanças de comportamento

Quando os cães não se sentem bem, seus comportamentos podem mudar. Eles podem ficar mal-humorados, buscar a cama para ficarem sozinhos.

Podem se tornar exigentes com a comida, menos interativos e preferir dormir mais durante o dia. Além disso, podem ficar mais vocais e sensíveis aos ruídos do ambiente.

Lembrando que, se você suspeitar que seu cão está com dor, é essencial consultar um veterinário para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento.

A saúde e o bem-estar do seu pet são fundamentais, e entender sua linguagem corporal pode ajudar a proporcionar um cuidado mais efetivo e atencioso.

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube