Cachorros e coelhos podem viver juntos e serem amigos? Tutora conta como adaptou seus pets

Apesar da amizade ser possível, veterinária alerta sobre os riscos e cita cuidados essenciais para segurança dos coelhos

Por
em Cães

Ter um coelho e um cachorro como pets é possível, mas requer cuidados adequados e supervisão. É importante considerar as personalidades individuais do coelho e do cachorro, além de seguir algumas diretrizes para garantir a segurança e o bem-estar de ambos os animais.

Foi exatamente o cuidado que a empresária Gisele Spessatto teve ao adotar Frederico e Pipoca há três anos. Na época, os coelhos entraram na vida da família por insistência do filho humano Lorenzo, que era apaixonado por coelhos desde pequeno.

“Foi muito fácil a adaptação porque o Doki - nosso shih-tzu - é muito calmo. Primeiro colocamos as gaiolas próximas ao cachorro para todos sentirem cheiros e observarem os movimentos, depois foi colocado cercado para os coelhos terem mais liberdade e o cachorro continuava próximo olhando. Aos poucos, fomos soltando os coelhos alguns minutos para analisarmos as reações, mas após 60 dias todos já estavam muito bem adaptados”, contou.

Atualmente, a família de pets de Gisele é composta por Doki, Pipoca, Crystal - outra coelha - e Cyndi uma gatinha (Frederico faleceu há algum tempo) e todos incrivelmente convivem bem!

“A relação deles é ótima. Nosso cão é muito dócil, então os coelhos, muito curiosos, estão sempre por perto, cheiram, se encostam, gostam da proximidade”, detalhou Gisele.

Conforme relembra, no início ela ficou muito insegura com a reação de Doki com os coelhos pela casa.

“Fui percebendo, ao longo do bonding, que todos estavam muito calmos e se aceitaram rapidamente. Mas aconselho sempre ao tutor, caso tenha um cão mais agitado, que a adaptação seja mais longa e cuidadosa”, detalhou.

Para cada animal que Gisele adotou ela relata ter castrado antes e, após, realizado o processo de adaptação, mas sempre respeitando os limites de cada espécie.Cyndi é a mais curiosa e quer brincar demais, em razão disso, os coelhos ficam menos tempo com a felina para não se estressarem.

"Os coelhos são diferentes de cães e gatos, são mais sensíveis e gostam de se aproximar no tempo deles, então precisamos entender para melhor cuidá-los”, finalizou.

Assista um momento registrado por Gisele entre Doki e os coelhos:

Segurança em primeiro lugar

Assim como Gisele, a médica veterinária de São Paulo, Lygia Karla Francelino, aponta a importância em supervisionar o relacionamento entre cachorros e coelhos.

“É arriscado manter cães e coelhos no mesmo ambiente porque o coelho pode ser predado pelo cão. Qualquer aproximação deve ser supervisionada por um adulto”, observa.

Segundo ela, os cães podem se assustar com fogos e barulhos e isso causar um comportamento agressivo.

“Mesmo que tenham sido criados juntos e que o cão seja dócil, ele ainda é um predador e o coelho é uma presa. Infelizmente podem ocorrer acidentes”, alertou.

Além da prevenção, a veterinária lista algumas dicas para tutores de cachorros e coelhos.

“Caso a pessoa já tenha coelhos e cães, é muito importante promover atividades de enriquecimento adequadas para cada espécie, além de um ambiente seguro e livre de medo para cada um. Assim cada animal pode expressar seu comportamento e ser feliz da melhor maneira possível”, concluiu.

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.