Dona de galo Maurice, acusado de 'cacarejar cedo demais', vence processo na França

Por
em Notícias

Fonte:>G1

Na última quinta-feira (5), um tribunal francês autorizou o galo Maurice, cuja proprietária havia sido processada pelos seus vizinhos, ‘a continuar cantando normalmente’.

A Justiça rejeitou a queixa dos vizinhos que acusaram a ave de ‘acordá-los muito cedo’. O caso acabou repercutindo mundialmente.

O juiz responsável pelo caso conferiu uma sentença considerada ‘vitoriosa’ para as tradições rurais da França. "Maurice venceu e os queixosos terão que pagar mil euros à proprietária por danos morais", declarou Julien Papineau, advogado da proprietária Corinne Fesseau, ao deixar o tribunal de Rochefort (sudoeste).

"Não tenho palavras. Vencemos. É uma vitória para todas as pessoas na minha situação. Espero que crie jurisprudência", disse a dona do galo, que ficou conhecido mundialmente. "Todo mundo vai ser protegido: sinos, sapos etc.", acrescentou Corine, referindo-se a outras queixas semelhantes.

O galo se tornou um símbolo da resistência rural na França. Moradores da zona rural levantaram uma petição para apoiar Maurice que recebeu mais de 140 mil assinaturas.

Segundo sua dona, ‘o cacarejo dele, na aurora, incomodava os proprietários de uma residência de veraneio na ilha turística de Oleron’, localizado no sudoeste da França. Os vizinhos foram à Justiça para denunciar os "danos sonoros".

Para o advogado dos vizinhos, Vincent Huberdeau, “não se trata de um julgamento da cidade contra o campo. É um problema de dano sonoro, como o galo, o cachorro, a buzina, a música. É um caso de barulho."

No tribunal, a dona do galo argumentou que jamais havia recebido queixas sobre o cacarejo de Maurice. "Os galinheiros sempre existiram. Entre 40 vizinhos, incomoda apenas dois", apontou. Para Fesseau, "o campo tem direito a seus ruídos. O galo tem o direito de cantar".

Compartilhe o post com seus amigos!

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.