Cachorrinho aprende a levar dono idoso com Alzheimer para casa todos os dias

Por
em Aqueça o coração

Fonte: Nation

Pouco depois de comemorar 75 anos de idade, em 2012, Mariano foi diagnosticado com o mal de Alzheimer.

Desde então, todos os dias, seu cachorro Lass lhe auxilia a encontrar o caminho de volta para casa após uma ida à padaria ou ao parque. Cada vez mais é comum ver o uso de cães-guia entre idosos, que fornecem assistência, carinho e amor de sobra pra dar.

Treinados desde o nascimento, alguns filhotes de cachorro quando adultos estão preparados para a tarefa. Não é o caso de Lass, que aprendeu a cuidar do dono recentemente, com um curso feito em uma clínica veterinária.

Desde que recebeu o diagnóstico da doença, a vida de Mariano mudou completamente. Ele era um homem profissionalmente ativo e acelerado. No entanto, a doença levou boa parte disso. Felizmente, Lass sempre esteve presente e foi capaz de auxiliá-lo em seus dias mais sombrios.

Os cães são compassivos e companheiros para todas as horas, além de terapêuticos e antidepressivos. Nesse sentido, Lass foi fundamental para alegrar seu dono enquanto os primeiros sintomas da doença começavam a surgir.

Até alguns anos atrás, Mariano passava as tardes no sofá, sem muitas atividades compatíveis com a doença, porque não podia nem dar um passeio sem ficar desorientado.

Felizmente, Lass mudou tudo isso. Agora eles caminham juntos, com alegria e amor e, sem muito esforço, ele retomou um pouco da independência que o Alzheimer havia lhe tirado.

Apesar do cachorro jamais ter sido treinado para ser um cão-guia, um breve curso de treinamento ativou uma impressionante capacidade de ajuda. Agora, toda vez que sai com Mariano, ele sabe como agir se o seu dono ficar desorientado. Além disso, Lass consegue retornar para casa sem ajuda de terceiros.

Nos últimos meses, os passeios pela cidade têm se tornado cada vez menos frequentes, pois a doença tem avançado aos poucos. No entanto, para cada caminhada à padaria ou ao parque, Lass está sempre lá, presente, para ajudar seu dono com amor e alegria.

Compartilhe o post com seus amigos!

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.