Gatos de apartamento precisam passear? Veterinário aponta benefícios e cuidados envolvidos

Por
em Gatos

Em um vídeo viral do Instagram, um adestrador mostra como adaptou seu gato - de apartamento - a participar de passeios ao ar livre com a família. Embora ele tenha explicado o passo a passo, muitos tutores ficaram com dúvidas sobre o assunto. Por isso, o Amo Meu Pet conversou com o médico veterinário Francisco Rodrigues Neto para entender melhor a proposta e conhecer os benefícios e possíveis riscos dessa experiência.

Conhecido nas redes sociais por educar e treinar milhares de cachorros, Guilherme Repullio compartilhou já há algum tempo, como conseguiu convencer seu gato Miau a usar peitoral e passear em trilhas e caminhadas pelo litoral.

Conforme ele explica, antes de mais nada é preciso avaliar se o gato não é extremamente sensível a esse tipo de interação.

Depois disso, Guilherme lista cada detalhe que realizou para treinar seu gatinho até o momento dos passeios.

“Iniciamos brincando com a guia, estimulando ele meio que a caçar. Não pode colocar nele direto, caso contrário pode ocorrer associação negativa e o gato ficar ‘boladão’”, explica.

O adestrador recomenda uma última dica: levar a mochila de transporte caso o gatinho se assuste ou canse.

“Falando em cansaço não adianta fazer maratona com seu corninho, eles cansam mais rápido então fique de olho com os bofe do bicho”, finaliza Guilherme.

Ok, parece fácil (um pouco talvez hahaha), mas qual a opinião do veterinário sobre essa proposta para gatinhos?

“Acho o máximo, é tipo um adestramento em gatos. Felinos não se permitem irem para lugares muito ‘populosos’ digamos assim, por isso, é muito bacana a sugestão de levar uma bolsa transportadora que é mais confortável e mais fácil de carregar”, comenta Francisco.

Francisco pondera que é preciso respeitar as particularidades da espécie. “Temos que lembrar que felinos não são muito de caminhadas e diversão igual cachorros, por esse motivo devemos nos policiar na questão do tempo de caminhada, distância, e até temperatura”, declara.

O médico veterinário alerta também sobre o cuidado com o peitoral, além de confortável, precisa usar a numeração certa.

“Se por acaso o gato fugir dessa coleira, pode ocorrer muita coisa, pular no vizinho, subir em árvores e até sofrer algum tipo de acidente. Então o peitoral deve ser na numeração correta e ser confortável”, explica.

Sobre o fator saúde, Francisco relembra que os gatos são domesticados e não gostam de movimentação e barulho excessivo. Sendo o passeio uma forma para tirá-lo da rotina.

“Felinos gostam da solidão, essa coisa de multidão e barulho não são com eles. Até mudanças de hábitos e local podem estressar os felinos. Mas até hoje nunca atendi um caso de estresse após passeios em ambientes novos. Como disse, vai do tipo do adestramento domiciliar. O Caqui aqui, ele aceita numa boa passear, inclusive ele passeia de carro quando vou fazer algo por perto”, finaliza.

Quem é o Caqui?

Você deve lembrar do gatinho que virou notícia, no Amo Meu Pet, depois de ser resgatado por um veterinário no telhado todo molhado e doente. Pois é! Esse gatinho é o Caqui que virou fiel companheiro do seu pai - o Francisco!

Perguntamos para o Francisco como está Caqui atualmente e ele relatou que, além de curioso e brincalhão, o gatinho é muito parceiro da família!

Veja um momento fofinho dos dois:

Relembre essa história, aqui!

Assista o vídeo compartilhado por Guilherme:

Preparado para levar seu gatinho para um passeio? Conte para gente nos comentários!

Redatora.