12 chihuahuas idosos salvos de maus-tratos ficam em êxtase ao pisar na grama pela 1ª vez

Por
em Aqueça o coração

No início do mês passado, o abrigo de animais True & Faithful Pet Rescue Mission, localizado na cidade de Venice, na Flórida, Estados Unidos, recebeu uma ligação, na qual 12 cães idosos da raça chihuahua necessitavam de ajuda. Negligenciados, os pobrezinhos não tinham nem ideia do que era grama.

Esse abrigo é especializado em salvar cães idosos e indesejados de abrigos com alto índice de eutanásia, e quando receberam o chamado, Lisa Letson, fundadora e presidente da ONG, prontamente se dirigiu ao local informado. A cena que ela encontrou era de partir o coração!

Os doze cães viveram uma vida triste, privados do amor, conforto e segurança que todo animal de estimação merece.

Quando chegaram ao seu novo lar, estavam assustados e inseguros sobre o que estava acontecendo.

É difícil imaginar as experiências traumáticas que enfrentaram, as quais os deixaram tão temerosos.

“Quando começamos a descarregá-los [da van], ficou muito claro que eles não foram socializados”, contou Lisa ao The Dodo. “Ao pegá-los, a maioria deles se contorcia e se sentia desconfortável em nossos braços. Muitos congelaram completamente de medo, com as pernas para fora, travadas, os dedos dos pés separados, os olhos esbugalhados”.

Voluntários e funcionários se juntaram para retirá-los do veículo e, à medida que os colocavam na grama, a reação deles ao tocar na relva era emocionante, pois não sabiam o que fazer. Ficaram paralisados por cerca de 30 minutos.

Na verdade, nenhum deles se atreveu a ficar na grama, preferindo a calçada. No entanto, aos poucos, foram se familiarizando com a beleza do verde e se arriscaram a ficar nela. Depois disso, foi só alegria.

“Todos começaram a correr juntos pela grama, explorando cada centímetro quadrado. Eles continuaram pulando e saltitando pela grama com seus rabos abanando e sorrisos espalhados em seus rostinhos”.

Após se divertirem bastante no gramado, os idosinhos receberam um banho quentinho, tiveram suas unhas cortadas e seus ouvidos limpos.

A higienização completa dos doze levou cerca de três horas. Mas que nada, o esforço valeu a pena, pois todos ficaram cheirosinhos e bem cuidados.

Em seguida, receberam tratamento médico, com cuidados especiais para tratar as infecções de pele que a maioria deles apresentava. Depois disso, veio a melhor parte: hora de descansar.

Todos foram acomodados em caminhas confortáveis e envoltos em cobertinhas. O quarto até tinha uma TV passando desenhos animados para deixá-los mais relaxados. Agora eles saberão o que é amor e cuidado!

Confira eles se divertindo na grama:

Veja a hora do banho.

Os pequeninos continuam sob os cuidados do abrigo e, assim que estiverem prontos, serão disponibilizados para adoção. Torço para que eles encontrem lares amorosos, onde possam viver sua velhice com dignidade.

Como cuidar de um cachorro idoso?

Se você tem um cão idoso em casa ou está pensando em adotar um, confira as dicas que o abrigo de animais RSPCA oferece para proporcionar uma velhice feliz e saudável para esses peludinhos.

Alimentação adequada: ofereça uma dieta balanceada e adaptada às necessidades nutricionais do cão idoso. Consulte um veterinário para obter orientações sobre a alimentação específica para a idade e condição do seu cão.

Exercícios moderados: mantenha o cão ativo, mas com exercícios de baixo impacto e adaptados à sua capacidade física. Passeios curtos e brincadeiras leves ajudam a manter a saúde e a mobilidade.

Cuidados veterinários regulares: faça check-ups veterinários frequentes para monitorar a saúde do seu cão idoso. Isso inclui exames de rotina, vacinação adequada e tratamento de doenças crônicas, se necessário.

Conforto e segurança: crie um ambiente confortável e seguro para o seu cão idoso. Forneça uma cama macia, acesso fácil à água e evite obstáculos que possam causar quedas. Considere também ajustar a temperatura ambiente para o conforto do seu cão.

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube