Quem é a 'gangue' de cachorros que tem atormentado motociclistas em Umuarama

Por
em Notícias

Uma ‘gangue’ de cães tem dado uma tremenda dor de cabeça em alguns motociclistas de Umuarama, um município localizado no estado do Paraná. A situação está tão caótica que acabou virando notícia e fazendo até com que alguns motociclistas optassem por outro trajeto.

Apesar de ser ‘normal’, alguns cães correrem atrás de motos, em uma quarta-feira (14 de junho), aparentemente um dia tranquilo, foi notado algo diferente no centro da cidade. Uma equipe do Jornal Umuarama Ilustrado registrou o fato curioso.

Por volta das 8h, cerca de três cães sem raça definida estavam atacando todo e qualquer motociclista que trafegava pela região de uma praça chamada Miguel Rossafa.

Os cães chegaram ao local recentemente junto com uma pessoa em situação de rua, e desde que o tutor passou a pernoitar pelos arredores, os cães têm feito uma ronda e blitz somente em pilotos de motos.

Ainda de acordo com informações do jornal local, um dos motoqueiros que passava pelo local e foi atacado sofreu uma queda ao tentar desviar dos animais sem machucá-los, o rapaz ficou desorientado por poucos minutos.

Mas se engana quem pensa que somente cães de rua reagem dessa maneira.

Na mesma cidade, uma moradora foi atacada, desta vez por cachorros que estavam presos em uma guia. Os cães de grande porte se incomodaram com a presença da moto e decidiram atacar, o caso foi mais sério e gerou revolta na população que tem se preocupado cada vez mais com o comportamento dos cães da cidade.

Apesar do ataque os cachorros não conseguiram mordê-la, independente da situação a vítima resolveu abrir um boletim de ocorrência.

Segundo Martha Guaraná, Doutora em Direito e advogada, o responsável pelo cachorro pode ser punido de maneira civil e também criminal por um ataque do seu cão.

"Ele pode ter que responder pela negligência de não ter assegurado que o cachorro estivesse preso e fora de um local onde pudesse causar danos a terceiros", afirma.

A punição criminal varia de acordo com o dano causado. "Pode responder por lesão corporal grave, por exemplo. Nesses casos, é um crime que costuma ser de natureza culposa, já que ele não teve a intenção de ferir a vítima", acrescenta.

Também é sempre importante manter a vacinação do cão em dia, principalmente contra a raiva.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.