7 razões para seu gato ficar te tocando com a pata

Por
em Gatos

Já se perguntou a razão de seu gato ficar te tocando com as patas? Talvez você nem imagine, mas existem pelo menos 7 razões para esse comportamento curioso. Já aviso, não é ‘apenas’ porque ele te ama!

Os gatos são ótimos em usar a linguagem corporal, por isso, quando um gato toca em você com a pata, provavelmente ele quer te dizer algo importante. De acordo com o portal TAG24, às vezes, o cutucão pode estar relacionado a uma necessidade do bichano. Veja neste guia, sete razões diferentes para seu gato ficar te cutucando com a pata:

1. Expressão de sentimentos

Os gatos são muito observadores e notam que dar a mão ou colocar a mão no corpo de outra pessoa, está relacionado com conexão, apoio e carinho. Ao tocar seu humano, ele pode estar tentando dizer: “estou aqui por você”, “estou com medo”, ou até mesmo “obrigada por existir”.

2. Carinho

Os gatos gostam de apoiar suas patinhas fofas no rosto de seus tutores. Esse comportamento, assim como ronronar ou fazer ‘pãozinho’, é uma demonstração genuína de amor. Mas atenção: o toque deve ser leve, sem garras estendidas e corpo relaxado.

3. Saudação

Sim, algumas vezes seu felino está apenas querendo te dizer um “oi”. Caso o gatinho se aproxime de você e lhe dê um cutucão rápido com a pata ou a cabeça, ele está apenas te comprimentando.

4. Pedido

Agora se o gato chegar em você e ficar batendo constantemente com as patas, ele quer que você faça algo. Dê comida, limpe a caixa de areia, brinque com ele ou ajuste algo que está incomodando. Se for particularmente urgente, ele pode estender suas garras.

5. Quer que você se ajuste

Se o gatinho está deitado com você, seja no sofá ou na cama e ele quer dormir aconchegado, talvez ele queira um ajuste. Ele pode querer que seu humano favorito mude de lado, ou vire de lado. Para isso, ele usa a pata para te informar da necessidade.

6. Marcar território

Você deve imaginar que o gato pensa que é seu dono e para fortalecer isso, ele pode usar suas patas para marcar o território. Assim, quando qualquer animal se aproximar, saberá que você - o humano da situação - já pertence a um gatinho.

7. Alerta de incômodo

O seu gato pode simplesmente bater em você para mostrar que está irritado. Talvez seja uma mudança no ambiente, música ou até alteração de cheiro. Qualquer coisa que esteja fazendo ele se sentir ameaçado.

Conta para a gente, você já tinha notado o quanto o toque de patas dos gatos pode se comunicar?

Por que os gatos nos seguem até no banheiro?

A maioria dos tutores de gatos não sabem mais como é ir ao banheiro sozinhos, isso porque, os felinos adoram fazer companhia para seus humanos nesse momento de privacidade.

Apesar de ser comum, você imagina o motivo desse apreço dos gatos para te acompanhar até nesse momento? Veja aqui, um guia completo sobre o assunto!

Redatora.