Conheça Lineu, o cão 'aposentado' mais querido das redes sociais

Por
em Cães

Um cachorrinho chamado Sr. Lineu (hahaha, é preciso tratá-lo como senhor, já que ele tem 9 aninhos) é da raça borzoi e vive com sua família na capital de São Paulo. Esse adorável cãozinho 'aposentado' adora fazer muitas coisas, como mastigar, passear e brincar... Olha, a lista é grande!

Sendo dono de uma personalidade doce, gentil e muito brincalhona, esse lindão conquistou o coração de mais de 39 mil seguidores no Instagram. Por isso, em um vídeo super fofo publicado no dia 11 de junho para alegrar seus fãs, ele compartilhou algumas das coisinhas que ama fazer. Vamos conferir?

Primeiramente, Lineu ama a palavra “vamo”. Isso porque ela significa muitas coisas, como, por exemplo, passeio ou brincadeira. A palavrinha “vamo” é mágica para ele, pois pode levá-lo para qualquer lugar.

O segundo item da lista é mastigar. Não importa o que seja, ele mastigará, principalmente sua bolinha.

Ahhh, não pode faltar nessa lista: dormir. Ele AMA dormir! E, claro, depois de uma boa soneca, é hora de passear. Não importa onde seja, seja na rua ou no parque, dar umas voltinhas é com ele mesmo. E por fim, bagunçar. Sua bagunça favorita? Vasculhar o lixo em busca de algo para comer. Lineu é demais!

Quem o vê tão feliz nem imagina o quanto ele sofreu. Negligenciado por seus antigos donos, ele chegou na vida de Samara Araujo com problemas de saúde: abaixo do peso, dor intensa nas articulações, coluna comprometida, artrose, dentes deteriorados, uma infecção na unha que se espalhou para o osso e uma inflamação na glândula anal.

"Era uma tristeza", contou Samara ao Amo Meu Pet.

Mas tudo mudou quando Samara o adotou, e hoje, além de ser amado por suas donas, ele tem a companhia de dois irmãos felinos, Nelson e Goya!

Ela contou que sempre quis ter um cão “magrelo” para chamar de seu. Quando foi morar no Rio Grande do Sul durante a pandemia, começou a acompanhar mais de perto a ONG @almadegalgo, que resgata galgos de corrida e caça.

Foi nesse momento que decidiu adotar definitivamente um cão dessa raça.

"O apê de lá era menor, e a princípio, falamos na entrevista, que queríamos um magrelo menorzinho", contou Samara entre risadas.

No entanto, os cães disponíveis para adoção foram direcionados a outras famílias. Após a pandemia, Samara retornou a São Paulo, desapontada por não ter realizado o sonho da adoção. Foi então que algo maravilhoso aconteceu!

"A Paula, do projeto Alma de Galgo, me mandou uma mensagem dizendo que tinha um borzoi mais velho e muito calmo, que se daria bem com os gatos e que ela achou que seria perfeito para nós", relembrou.

Lineu chegou à família! O cão não foi resgatado diretamente pela ONG, mas sim por meio de uma intermediação, pois a antiga tutora havia falecido. Como ela possuía um canil com vários cães, os amigos da família fizeram as doações, e Lineu foi um deles.

"Ele estava aqui em SP, e nós fomos visitá-lo antes para conhecê-lo. Foi amor à primeira vista", declarou. "O que era para ser um cão magrinho pequeno acabou se transformando em um cão magro enorme!! Hahaha."

O cão viveu por muitos anos em péssimas condições, mas o seu destino mudou! E neste mês, ele completou um ano na sua nova família. O cão, que antes pesava 27 kg, agora pesa 40 kg. Isso é porque o amor transforma!

Sobre a brincadeira do Lineu aposentado, Samara explica:

"A brincadeira da aposentadoria é exatamente porque ele veio muito debilitado, já sendo idoso, e nós o adotamos mesmo com todas essas condições porque queríamos proporcionar uma vida e uma aposentadoria feliz para ele, finalmente."

Ficou curioso para conhecer as coisas favoritas do Sr. Lineu? Mais de 272 mil internautas assistiram, 39 mil reagiram e centenas comentaram na publicação.

Confira:

E o que tem de lindo, tem de energia, né? Para segui-lo nas redes sociais, clique aqui.

Lineu é muito lindo e sua raça é graciosa! Confira abaixo algumas curiosidades sobre essa raça de cães que parecem lordes.

Segundo o American Kennel Club (AKC), um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo, o Borzoi, também conhecido como Galgo Russo, é uma raça de cão originária da Rússia. Eles são conhecidos por sua aparência elegante e graciosa, além de serem capazes de atingir altas velocidades, sendo considerados uma das raças de cães mais rápidas.

Apesar de sua aparência atlética, os borzois têm uma personalidade calma e tranquila. Eles são geralmente gentis, afetuosos e apegados aos seus donos. São conhecidos por serem cães reservados e um pouco independentes.

Embora sejam cães dóceis e amigáveis, os borzois ainda mantêm um forte instinto de caça. Eles podem ser tentados a perseguir pequenos animais, então é importante mantê-los sob controle em áreas abertas.

Apesar de sua velocidade, eles não requerem um alto nível de exercício. Eles são cães moderadamente ativos e precisam de passeios diários e oportunidades para correr em áreas seguras.

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube