Emocionante: Cão se recusa a abandonar túmulo onde tutor foi sepultado

Por
em Cães

Um vira-lata comoveu pessoas do mundo todo ao recusar se afastar do túmulo que seu humano foi enterrado, no estado de Coahuila, no México.

O caso chamou a atenção de visitantes e seguranças de um cemitério, tamanha lealdade do cãozinho. Um vídeo compartilhado milhares de vezes mostra a cena comovente. O cão de cor branca passa seus dias e noites no local e, por mais que populares tentem movê-lo dali, ele simplesmente não se mexe.

Um jornal local noticiou o caso e contou que a fidelidade do cão causou grande comoção entre seguranças e visitantes do cemitério. Desde então, o doguinho recebe água e comida diariamente.

Em um vídeo capturado por um visitante, o cãozinho que dorme ao lado do túmulo do tutor, aparenta estar muito deprimido. Assista as imagens divulgadas pelo jornal NMás:

Caso parecido

Após o tutor falecer, um cachorro chamado Cesur criou um hábito diário: visitar o local em que o homem está enterrado. Ainda durante o funeral, o cachorro foi o responsável em conduzir a procissão até o local do enterro.

"Ninguém poderia tocá-lo até que meu pai fosse levado para o túmulo e enterrado", disse o filho do homem.

Após o enterro, Cesur foi adotado pelo filho de seu antigo tutor e aos poucos conseguiu recuperar sua felicidade.

“As pessoas que trabalham no cemitério dizem que a primeira coisa que ele faz de manhã é visitar o túmulo de meu pai. Cesur sempre foi um animal nobre”, apontou.

Veja imagens e saiba mais sobre essa história, aqui.

Luto em animais

O luto, tanto em nós humanos como nos animais, envolve uma diminuição da motivação para a realização de uma atividade. De acordo com a psiquiatra veterinária e criadora de conteúdos digitais, Larissa Rüncos o luto pode ser comparado a um quadro de depressão.

A perda pode ser de uma pessoa ou de algum animal que o pet gostava muito. Além disso, o sentimento pode ser causado quando a pessoa está ausente - pois eles não têm o entendimento abstrato de que a pessoa 'desapareceu' por estar viajando e pode voltar -, e acreditam que o indivíduo sumiu.

Conforme Larissa, os sintomas mais comuns são: comportamento apático, dormir demais, comer de menos, brincar pouco, ser menos carinhoso, comportamentos ansiosos, vocalizando, procurando (algo/alguém) ou ficar angustiado.

Quanto mais cedo procurar ajuda para seu pet, mais fácil será ajudá-lo a sair dessa situação dolorosa. Veja algums dicas de Larissa, aqui.

Assista também este vídeo do nosso canal:

Cachorrinha anda sozinha pela rua com sua pelúcia após tutor falecer - eis que ela recebe surpresa

Redatora.