Chimpanzé que viveu toda sua vida confinada tem reação adorável ao ver o céu pela 1ª vez

A chimpanzé Vanilla vivia com um punhado de chimpanzés dentro de uma gaiola

Por
em Notícias

Vanilla é uma chimpanzé de 29 anos, que viveu toda a sua vida enclausurada, sem saber o que é dia e noite. Porém, o melhor aconteceu! E a sua reação ao ver o céu pela primeira vez é emocionante.

A chimpanzé foi resgatada pelo santuário de animais Save the Chimps em Fort Pierce, na Flórida (EUA), que lhe deu a chance de um recomeço.

Mas antes de chegar lá, ela passou a vida presa em uma gaiola de apenas 1,5 m² ou de um recinto do tamanho de uma garagem.

No entanto, o tempo sombrio ficou para trás e hoje essa lindinha vive de forma digna!

Os primeiros dois anos de vida, a primata passou no Laboratório de Medicina Experimental e Cirurgia em Primatas (LEMSIP) de Nova York, nos Estados Unidos, que fechou em 1997.

Desse local, a chimpanzé foi transferida, juntamente com outros animais, para o Wildlife Waystation, na Califórnia.

Lá, ela ficou confinada em um pequeno recinto, tamanho de uma garagem, incapaz de ver claramente o céu através do telhado cercado. O lugar foi fechado em 2019 devido à ameaça de incêndios florestais.

Agora ela foi acolhida pelo santuário de animais Save the Chimps em Fort Pierce, sendo recebida pelo abraço caloroso de Dwight, outro chimpanzé que vive no local.

“Vanilla e Shake foram totalmente integrados num grande grupo familiar e foram soltos na sua ilha natal”, escreveu o Save the Chimps na legenda. “Vanilla estava hesitante, mas bastou um abraço encorajador do alfa para que se soltasse”.

O momento dela vendo o céu pela primeira vez foi filmado e compartilhado no perfil do Instagram do santuário @savethechimps no dia 15 de junho, acumulando mais de 30 mil visualizações e milhares de comentários.

“Na Califórnia, Vanilla vivia com um punhado de chimpanzés dentro de uma gaiola de cerca de arame sem grama e com muito pouco enriquecimento”, disse o Dr. Andrew Halloran do Save the Chimps ao portal de notícias New York Post.

Anteriormente confinada, agora ela encontrou refúgio na ilha, que abriga 226 chimpanzés que foram descartados por laboratórios, indústria do entretenimento, comércio de animais exóticos e zoológicos de beira de estrada.

De acordo com a organização, muitos desses chimpanzés foram submetidos ao confinamento solitário e nunca tiveram a oportunidade de interagir com outros de sua espécie.

“Vanilla está se adaptando muito bem”, continuou ele. “Quando ela não está explorando a ilha com seus amigos, ela geralmente pode ser encontrada no topo de uma plataforma de escalada de três andares, inspecionando seu novo mundo”.

Ficou curioso para ver a reação de Vanilla ao olhar o céu pela primeira vez? Confira:

Que ela seja muito feliz! Para acompanhar o trabalho do santuário de animais Save the Chimps, clique aqui.

Falando em chimpanzé...

No zoológico Sedgwick County Zoo, localizado em Wichita, Kansas (EUA), ocorreu um emocionante reencontro entre uma mãe chimpanzé chamada Mahale e seu filhote, Kucheza.

A primata havia sido separada de seu filho por dois dias devido a um tratamento que incluiu uma cesariana de emergência para o nascimento do pequeno.

A cena foi flagrada por uma câmera do zoológico e compartilhada nas redes sociais da instituição. E você pode conferir clicando no link da matéria abaixo.

Assista também este vídeo do nosso canal:

Cachorrinha anda sozinha pela rua com sua pelúcia após tutor falecer - eis que ela recebe surpresa

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube