Gatos brigando: como identificar comportamento e separar luta

Por
em Gatos

Geralmente os gatos brigam por questões territoriais, seja o motivo relacionado à comida, espaço ou até mesmo sua pessoa favorita. Esse tipo de comportamento pode causar diversos machucados sérios em seus felinos, por isso, é necessário separar uma briga rapidamente.

Muitas vezes, os tutores ficam em dúvida se os gatos realmente estão brigando ou tudo não passa de uma brincadeira. Isso acontece porque os felinos adoram o jogo de caça e presa. No entanto, conforme o TAG 24, existem alguns sinais visíveis para diferenciar tal comportamento.

Confira abaixo algumas formas de identificar uma briga:

1. Aproxime-se

Assim que visualizar uma possível briga entre seus amados gatinhos, chegue o mais perto possível e avalie o comportamento.

2. Atenção aos sons

Antes mesmo da briga iniciar, os gatos podem assobiar e rosnar, já quando estão em luta, os sons podem ficar ainda mais altos e agressivos.

3. Postura

Gatos quando brigam costumam adotar uma postura de ataque: com os pés apoiados apenas nas pontas, a coluna fica abaixada e as orelhas são erguidas.

4. Pupilas

Embora esse sinal não seja tão fácil de visualizar, por conta da movimentação dos gatos, suas pupilas podem dilatar no combate. Isso acontece para que o bichano visualize melhor sua presa.

5. Pelos arrepiados

Quando se sentem ameaçados, os gatos eriçam os pelos para dar a impressão que são maiores e mais ameaçadores. Além da cauda franzida.

6. Garras

A brigada pode ficar ainda mais séria quando os gatos estendem as garras e batem as patas no chão. Tal movimentação mostra o desejo de machucar o adversário.

7. Mordidas

Diferente quando brincam, gatos quando estão brigando colocam uma força intensa na mordida. Tal ataque faz seu adversário no mínimo gritar de dor.

Certo, você tem certeza que seus gatos estão brigando, mas como separá-los?

O primeiro passo é intervir, preferencialmente antes que eles se machuquem. Para isso, siga essas dicas:

Barulho alto: Use o barulho mais alto possível para dispersar os gatos. Você pode bater palmas, pés e gritar.

Assobie: seja com os dedos ou pegue um apito que faça um som de alerta.

Objetos: jogue um travesseiro, ou um lençol, qualquer coisa que crie um obstáculo entre os dois.

Separe-os: após conseguir que os dois se afastem, o melhor a fazer é deixá-los afastados por um tempo até que se acalmem.

Lembre-se: algumas coisas podem ajudar a evitar brigas territorialistas, castração, caixas de areia separadas, comedouros próprios, ambiente tranquilo e seguro.

Como fazer amizade com um felino

Ter um gato nem sempre é sinônimo de que ele vá te amar. Muitas vezes, os felinos parecem mal tolerar seus humanos, qualquer aproximação faz que eles fujam para longe.

Embora pareça um comportamento sem solução, há algumas maneiras simples de reverter essa situação e construir uma conexão forte com seu felino. Veja aqui algumas dicas.

Redatora.