Cão idoso consegue o impossível, vira o xodó dos gatos do abrigo e felinos o mimam diariamente

"Todos os gatos o adoram e o acariciam."

Por
em Cães

Tam é um cachorro idoso que mora há 9 anos no abrigo Refúgio Animal Sunshine Agadir (SARA). O cão é cego e sofre da síndrome de Ehlers-Danlos, o que torna sua pele extremamente frágil e suas articulações propensas à artrite. Felizmente, Tam tem muitos amigos felinos que estão sempre dispostos a ajudá-lo a ter um pouco mais de conforto.

A gatinha Elodie e seus companheiros felinos parecem saber que Tam precisa de um cuidado extra. Por isso, segundo o portal The Dodo, a tribo felina da SARA se dedicou a ajudar o cão.

"Tam compartilha regularmente sua cama com pelo menos dois gatos", disse Hazel Skeet, uma voluntária de longa data da SARA, ao The Dodo. "Todos os gatos o adoram e o acariciam."

Um vídeo em que Tam recebe massagem de um gatinho foi publicado no Instagram da organização e encantou milhares de usuários. O vídeo possui mais de 281 mil curtidas.

Assista:

"Todos os dias testemunhamos belas conexões entre nossos residentes. Hoje, gostaríamos de apresentar a você Tam, um membro querido de nossa família por 9 longos anos. Tam, nosso cão cego com síndrome de Ehlers-Danlos (EDS), sempre compartilhou um vínculo único com nossos amigos felinos. Eles graciosamente o presenteiam com momentos de cuidados e afeição.", diz a legenda da publicação.

Segundo o The Dodo, o Farm Refuge é um dos três abrigos da rede SARA que atende cães idosos ou doentes, além de cães resgatados recentemente, prontos para adoção. O Farm Refuge também serve como abrigo temporário para gatos sem lar. Atualmente o abrigo possui cerca de 200 gatos.

"Para ser honesta, é bastante difícil para qualquer pessoa se sentar no Farm Refuge sem ser imediatamente cercada por gatos", disse Skeet ao The Dodo. "Mas Tam é o cachorro mais popular. Os gatos sabem que ele vai deitar quieto e ser gentil com eles. [Ele é] o travesseiro perfeito para uma soneca, e Tam gosta do carinho e da proximidade afetuosa."

Tam nasceu no abrigo há quase nove anos. Enquanto a maioria de seus irmãos foram adotados, ele e sua irmã Daccia permaneceram no abrigo devido aos diagnósticos de Ehlers-Danlos. Infelizmente, não há cura para essa doença genética, mas Tam e sua irmã são bem cuidados, tanto por seus companheiros felinos, quanto pelos humanos.

Segundo Skeet, além dos gatos, Tam é próximo de sua irmã Daccia e eles costumam brincar juntos logo pela manhã e antes de dormir. "Eles são amigos muito próximos", disse ela ao The Dodo. Tam prefere levar uma vida tranquila, relaxando e se aconchegando com aqueles que ele ama.

"Ele passa o resto do dia sentado ao sol ou à sombra, percebendo os sons e os cheiros do abrigo", disse Skeet ao site. "De vez em quando, algum filhote se aproxima para cumprimentá-lo, o que ele tolera, mas na maioria das vezes ele prefere se aconchegar com um amigo felino."

"Por ser cego, Tam desconfia muito de estranhos", disse Skeet ao The Dodo. "Leva um tempo para conquistar sua confiança, mas uma vez que você a tem, ele é um menino super afetuoso e amoroso. Me sinto muito privilegiada agora que ele reconhece minha voz (e cheiro) e vem me cumprimentar quando eu chego no abrigo."

Redatora.