10 coisas que os cães não gostam que seus donos façam

Será que alguma delas você já fez?

Por
em Dicas

Os cães são seres que amam demais os seus donos e são capazes de fazer tudo o que eles pedem para agradá-los, né? No entanto, apenas por amarem demais seus humanos, não significa que aprovem tudo o que eles fazem. Há coisas que os cachorros odeiam. E quais seriam essas coisas?

Confira os 10 maiores erros que um dono de cão pode cometer:

1. Conversar demais

Há pessoas que amam conversar, principalmente com seu pet depois de um dia longo e cansativo. Você faz parte desse grupo? No entanto, saiba que a linguagem dos cães é principalmente corporal, e se você desabafar toda a conversa com eles, eles podem ficar estressados e simplesmente ignorá-lo, não respondendo nem mesmo a um comando dado.

Por isso, evite falar com ele o tempo todo e procure demonstrar afeto através da sua linguagem corporal, como por exemplo, um afago. Isso deixará seu amigo de quatro patas muito feliz.

2. Deixar o cachorro entediado

Quando os cães estão entediados, podem acabar aliviando seu estresse destruindo objetos da casa, como almofadas e sofás.

No entanto, é importante entender que essa reação não é totalmente culpa deles. Portanto, não adianta ficar brigando ou reclamando com o cão.

Em vez disso, fazer com que o cão gaste energia por meio de caminhadas, passeios e brincadeiras o deixará mais feliz e menos propenso a comportamentos destrutivos.

3. Deixá-lo sozinho demais

Alguns cães ficam confortáveis sozinhos, enquanto outros podem sentir-se deprimidos com a solidão. No entanto, independentemente do temperamento do seu pet, uma coisa é certa: passar muito tempo sozinho pode deixá-los tristes, levando-os a reagir de várias formas, como latindo, uivando e destruindo coisas.

Portanto, se você passa o dia fora de casa, é importante buscar alternativas para que seu pet não se sinta sozinho. Uma opção é adotar outro animalzinho de estimação para fazer companhia, ou considerar deixá-lo em uma creche para cães.

4. Você demonstrar não ser confiável

O cão vê seu dono como o líder da matilha, e por isso eles precisam confiar em você.

Ser uma pessoa instável e insegura deixará seu cão desorientado. Um exemplo disso é quando você permite que seu cão durma na cama em um dia e no outro não permite, tal fata de previsibilidade deixa o cão confuso.

Por isso, seja consistente em suas ações para proporcionar segurança ao cão, mostrando que você tem tudo sob controle.

5. Dar broncas

Quando um cão não segue as regras, alguns donos começam a reclamar, mas o cão não entende as palavras.

O tom de voz indica que algo está errado, mas é importante manter a calma. Respire fundo, aceite o ocorrido e repreenda o cão de forma amigável, logo após o comportamento inadequado.

Dessa forma, o cão entenderá que fez algo errado. No entanto, o castigo deve ser usado apenas quando necessário, minimizando sua aplicação.

6. Não deixá-lo dormir o suficiente

Ao contrário dos humanos, os cães têm uma necessidade intensa de sono, chegando a dormir até 20 horas por dia.

Quando não dormem o suficiente, sua saúde é afetada, tornando-os mais propensos a doenças e comportamento agressivo.

A falta de sono pode ser causada por várias razões, como falta de oportunidade para descansar ou falta de um local adequado.

Para garantir um bom descanso, é importante posicionar o local de dormir em um lugar tranquilo e fornecer um ambiente livre de estímulos. Assim, o pet terá a oportunidade de descansar adequadamente.

7. Ruídos e cheiros desagradáveis

Os cães possuem um aguçado sentido de audição e olfato, permitindo que percebam o ambiente principalmente por meio de cheiros e sons ao seu redor.

Isso faz com que reajam de forma mais sensível a certas situações do dia a dia em comparação aos humanos.

Trovões, fogos de artifício e outros ruídos podem ser extremamente estressantes para muitos cães. Além disso, odores intensos como perfumes, fragrâncias de ambiente e produtos de limpeza também podem ser difíceis para eles suportarem.

Portanto, é importante evitar expor seu mascote a ruídos e odores desagradáveis da melhor maneira possível.

8. Contato com pessoas estranhas

Quando cães se cumprimentam, correm em semicírculo, mostrando o corpo de lado. Em confrontos, abordam de frente, demonstrando domínio.

Sabendo disso, para se aproximar de um cachorro desconhecido pacificamente, caminhe em arco, evite contato visual e ajoelhe-se a cerca de um metro de distância. Deixe o cão decidir se quer interagir. Evite agarrar a cabeça, opte por acariciar o pescoço ou costas.

O comportamento de um cão é influenciado por gestos e postura. Respeitar sua linguagem corporal é fundamental para uma interação segura e positiva.

9. Encontro com cães estranhos na coleira

Cães não gostam de encontrar cães estranhos enquanto estão presos na coleira. Eles não têm espaço nem liberdade de movimento para cumprimentar outros pets adequadamente.

Encontros de frente em calçadas não são ideais para uma interação amigável.

Por outro lado, quando cães sem coleira se encontram, têm mais facilidade para estabelecer hierarquia e se comunicar por meio de linguagem corporal e gestos, às vezes acompanhados de latidos e pequenos conflitos.

No entanto, se ambos os cães forem socializados, o encontro geralmente termina pacificamente.

Soltar o cão não é uma opção, cabe aos donos agir como treinadores responsáveis de seus amigos caninos.

10. Dar banhos semanais

Embora seja compreensível que um cachorro sujo de lama ou fedidinho precise ser banhado, alguns donos exageram e querem dar banho em seus cães semanalmente.

Exceto para certas raças, como o poodle, que requerem banhos regulares, geralmente não é necessário lavar o cachorro com tanta frequência.

Os cães têm uma camada de gordura natural em seu pelo e seu próprio odor ajuda a identificá-los para outros cães.

Portanto, se possível, não é recomendado lavá-los com muita frequência, para preservar essa camada protetora e o odor natural.

Bom, agora que você sabe o que não fazer para deixar seu cão infeliz, pratique e tenha ótimos dias ao lado daquele que tanto ama você!

Assista também este vídeo do nosso canal:

Notícia do cão encontrado sozinho em alto mar, mas situação não era o que parecia | Jornalzinho

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube