Cachorros podem comer morango? Médica veterinária esclarece dúvida frequente dos tutores

Por
em Dicas

Uma dúvida comum entre os tutores é se os cachorros podem comer morango. De acordo com a médica veterinária nutricionista de cães e gatos, Vivian Kreppeke, a resposta é sim. Os cães podem consumir essa fruta doce e cítrica, desde que alguns cuidados sejam tomados antes de incluí-la na alimentação do seu amigo de quatro patas.

O morango é uma fruta vermelha, com aspecto suculento, muito associada a sobremesas deliciosas, e é uma excelente fonte de vitaminas C, A e complexo B. Além disso, possui poucas calorias, o que o torna benéfico para o controle de peso. No entanto, Vivian ressalta que o morango deve ser considerado um petisco opcional na dieta do cão.

“Os petiscos não devem ultrapassar 10% do total da alimentação servida diariamente. Por exemplo: se o cão recebe 100 gramas de alimento por dia, pode oferecer a ele 10 gramas de morango por dia, como ‘extra’. Mais que isso deixa de ser um agrado e pode desbalancear a dieta, além de contribuir com excesso de calorias e consequentemente, o excesso de peso”, explicou Vivian.

A médica veterinária sugere algumas formas de oferecer a fruta ao seu cão, como em pedaços, em receitas como picolé, salada de frutas ou gelatina de frutas.

Essas alternativas podem auxiliar no adestramento, distração e enriquecimento ambiental do pet.

“O tutor pode oferecer a fruta de diferentes formas: em pedaços, receitinhas como picolé, salada de frutas ou gelatina de frutas”, recomenda (receita de gelatina de morango no fim da matéria).

Mais frutas e vegetais

Além do morango, a veterinária lista outras frutas e vegetais que podem ser inseridos na alimentação dos cães como complementos à porção de vegetais da dieta ou como lanches e petiscos.

“Blueberries (mirtilo), maçã sem sementes, pêra sem sementes, pêssego (sem caroço), polpa de abacate, ameixa, banana, melancia, melão, goiaba, mamão, kiwi, laranja, mexerica, abacaxi, romã, acerola, pitanga, caqui, jabuticaba, romã, figo, damasco, framboesa, manga (sem caroço), são ótimas opções para eles!”.

As frutas cítricas também podem ser oferecidas, mas com moderação e cuidado, pois o pH do suco gástrico dos cães é ácido e aceita bem essas frutas.

“De qualquer maneira, deve ser oferecida com bom senso. Caso o pet passe mal logo após ingerir um pedaço de fruta ou depois de comer uma refeição preparada com frutas, não oferecer mais e leve imediatamente ao médico veterinário!”.

Receita: Gelatina com morango

Ingredientes:

  • 1 pacote de 200g de gelatina sem sabor e sem açúcar;
  • 500ml de água;
  • 10 morangos picados.

Modo de preparo:

Ferva a água em uma panela, desligue o fogo e adicione a gelatina. Reserve. Enquanto isso, pique os morangos e coloque-os em uma tigela ou forminhas individuais. Quando a gelatina estiver morna, coloque-a sobre os morangos nos recipientes e leve à geladeira. Depois de algumas horas, a gelatina estará pronta para servir em pequenas porções.

Observação: Se o seu gato também gostar, você pode oferecer a ele essa receita.

Para mais dicas da médica veterinária Vivian, você pode segui-la no Instagram.

Nota: As informações apresentadas neste texto foram fornecidas por uma médica veterinária nutricionista. No entanto, antes de introduzir novos alimentos na dieta do seu cão ou gato, é sempre recomendável consultar o médico veterinário do animal para garantir que não haja contraindicações específicas para o caso dele.

Redatora.