Linguagem corporal felina: O que as orelhas dos gatos querem dizer?

Por
em Gatos

Já observou como as orelhas dos gatos se movimentam em diferentes situações? Essa é uma forma de comunicação não verbal essencial dos felinos. Em entrevista ao Amo Meu Pet, Isadora de Castro Travnik, Bióloga Mestra em Comportamento e Biologia Animal e doutoranda em Ciência Veterinárias, explicou as principais razões para cada movimento.

As orelhas dos gatos são notáveis! Elas possuem muito mais músculos do que a dos humanos. Conforme descreveu Isadora, são 32 músculos para as dos felinos, contra apenas 6 para nós humanos. Além disso, o órgão dos gatinhos pode girar até 180 graus!

“Os gatos conseguem movimentar as orelhas em vários sentidos, captando muito bem os sons e sabendo exatamente de onde eles veem”, explica Isadora.

Além disso, ela indica que os tutores observem os gatos por alguns minutos para perceber as constantes movimentações, às vezes suaves, outras mais perceptíveis.

“As orelhas geralmente acompanham os ruídos do ambiente. No entanto, captar os sons não é a única função das orelhas”, aponta.

Associado a movimentação das orelhas, os músculos das faces (expressões faciais) ajudam a interpretar como os gatos se sentem em determinados momentos e situações do dia.

“Claro que cada posição de orelha é acompanhada de uma postura corporal!”, ressalta.

Veja o significado de cada movimento, de acordo com Isadora:

1. Relaxado e alerta

Quando o gato está relaxado e alerta, elas apontam para o teto e ficam voltadas para frente.

2. Com dor

Quando estão com dor, as orelhas ficam ligeiramente afastadas e com os olhos parcialmente abertos ou orelhas achatadas giradas para fora e com os olhos apertados, dependendo da intensidade.

3. Irritados

Quando acuados e irritados as orelhas se voltam totalmente para trás e para baixo e escondem a orelha o máximo possível.

Nessa posição eles protegem uma importante parte do corpo de sofrer algum dano em caso de brigas.

4. Submissão

A posição de submissão pode ser observada quando as orelhas parecem asas de avião.

Curiosidade

Se seu gato fica com as orelhas afastadas lateralmente por alguns segundos ou minutos, não significa necessariamente uma emoção específica; ele pode apenas estar girando suas orelhas na direção de algum som.

Fique atento!

Se a posição persistir e for acompanhada de diminuição de atividade, perda de apetite, ferimentos ou qualquer outra alteração no seu comportamento, anatomia ou fisiologia, é fundamental procurar um médico veterinário.

Quer saber mais sobre o comportamento e o bem-estar dos gatos? Siga a Isadora no Instagram para obter mais informações.

Mais sobre o universo dos gatos

Aqui no Amo Meu Pet você encontra diversos contéudos sobre compartamento, manejo e cuidados com os gatinhos.

Redatora.