Refugiada ucraniana reencontra cachorro após ter de fugir do seu país às pressas

Por
em Cães

Um vídeo emocionante que mostra o reencontro entre uma refugiada da Ucrânia e seu amiguinho de quatro patas está derretendo corações online.

Viktoriia Zalis, residente em Miami, Flórida, mas nascida em Kiev, Ucrânia, passou por uma jornada emocional e desafiadora. Mas finalmente ela conseguiu se reunir com seu cachorro maltês de 2 anos, chamado Waffles.

Devido à invasão ocorrida na Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin, Viktoriia foi forçada a deixar seu país de origem, deixando para trás seu amado cachorro, que ficou sob os cuidados de um amigo na Polônia.

Viktoriia contou em um vídeo que a jornada para se reunir com Waffles foi cheia de obstáculos.

Após escapar da Ucrânia para a Polônia, Viktoriia e sua família se viram no meio de uma travessia de fronteira que durou horas, durante as quais tiveram que enfrentar o temor da guerra que se desenrolava.

"Saímos da Ucrânia de nossa casa no campo no segundo dia da guerra, pensando que eu voltaria para casa em breve", disse Viktoriia, em uma entrevista à Newsweek.

"Viajamos para a Polônia por 35 horas, das quais 17 horas foram passadas na fronteira polonesa. Antes de chegarmos à fronteira, alguém começou a atirar e corremos para a floresta, muitas pessoas soltaram seus cachorros na mata.", disse Viktoriia ao site.

Ao chegarem à Polônia, descobriram que Waffles precisava de mais uma vacina antes de poder voar para os Estados Unidos.

A importação de cachorros da Ucrânia para os EUA requer permissão do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) devido ao risco de raiva no país. O processo exige que o cachorro seja microchipado, esteja com as vacinas atualizadas e tenha a documentação necessária.

Com a documentação quase completa, Viktoriia decidiu voar para os Estados Unidos para garantir que Waffles pudesse finalmente se reunir com ela.

Enquanto Waffles aguardava pacientemente na Polônia por quase dois meses, Viktoriia encontrou um voluntário disposto a acompanhá-lo em sua viagem até os EUA.

Assista ao vídeo emocionante em que Viktoriia e Waffles se reencontram:

As comoventes imagens do reencontro, compartilhadas no TikTok @zalis_vic, mostram o momento em que Viktoriia e Waffles se abraçam em um aeroporto de Nova York. A alegria do cachorrinho é contagiante.

O vídeo ganhou mais de 1.2 milhão de visualizações e tocou o coração de muitos internautas.

Embora a reunião tenha sido um momento de alegria, algumas críticas surgiram, questionando a decisão de Viktoriia de viajar para os EUA sem seu cachorro inicialmente.

Ela respondeu, enfatizando que a responsabilidade inclui oferecer as melhores condições para seu animal de estimação, mesmo que isso signifique temporariamente separar-se dele.

"Para mim, responsabilidade não é apenas estar sempre juntos, mas oferecer as melhores condições para o seu animal de estimação, e às vezes você deve sacrificar algo", explicou ela.

"Tenho certeza de que Waffles está muito mais feliz comigo agora em Miami do que se tivéssemos ficado na Ucrânia, escondidos em um abrigo todas as noites em meio ao som das explosões.", concluiu.

Ao fugir da guerra da Ucrânia, muita gente precisou deixar o seu animal de estimação para trás. Felizmente, voluntários de países vizinhos se uniram para ajudar.

Veja esse outro vídeo em que uma Husky chamada Nessie reencontra seu dono, após ter se perdido durante a guerra:

Não sei você, mas depois disso estou indo abraçar meus pets :')

Redatora.