Cientistas encontram animal que pode ser o mais pesado do mundo; saiba qual é

Por
em Mundo Animal

Cientistas recentemente anunciaram uma descoberta intrigante - possivelmente o animal mais pesado que já habitou o nosso planeta. Trata-se de uma baleia colossal do Peru, nomeada como Perucetus Colossus. Fósseis impressionantes dessa nova espécie foram desenterrados no deserto de Ica, no sul do Peru.

Essa revelação, veiculada inicialmente pela revista Nature e ampliada pelo New York Post em 2 de agosto, tem despertado um imenso interesse tanto na comunidade científica quanto na população em geral.

Os estudiosos estimam que essa baleia, que viveu há mais de 40 milhões de anos, atingia a marca de aproximadamente 375 toneladas e tinha um comprimento de cerca de 20 metros. Isso é realmente impressionante, não é mesmo?

Para ter uma ideia da magnitude dessa descoberta, até então o animal mais pesado reconhecido era a baleia azul, com 200 toneladas.

A baleia azul, por outro lado, ainda mantém seu domínio em termos de comprimento, podendo chegar a mais de 30 metros.

O autor principal desse estudo, o paleontólogo Eli Amson, do Museu Estadual de História Natural de Stuttgart, Alemanha, declarou na publicação que essa baleia colossal possivelmente detém o título de "o animal mais pesado de todos os tempos", embora "provavelmente não tenha sido o mais longo".

Hans Thewisse, pesquisador e paleontólogo da Northeast Ohio Medical University, também envolvido na pesquisa, expressou sua empolgação:

"É emocionante testemunhar a presença de um animal tão colossal, que se diferencia de tudo que conhecemos".

Descobertas iniciais

Há mais de uma década, Mario Urbina, do Museu de História Natural da Universidade de San Marcos, Lima, fez a primeira descoberta desses ossos. Uma equipe internacional subsequente dedicou anos para escavar esses fósseis massivos da encosta íngreme e rochosa do deserto peruano, conhecida por seus depósitos fossilizados marinhos.

Desde então, os paleontólogos identificaram 13 vértebras da espinha dorsal da baleia, além de quatro costelas e um osso do quadril. Cada uma dessas vértebras pesa mais de 100 kg e as costelas têm quase 1,5 metros de comprimento.

Como os pesquisadores calcularam o peso?

Você pode estar se perguntando: "Mas como os cientistas determinaram o peso desse animal?" Para chegar a essa estimativa, a equipe utilizou avançados scanners 3D para analisar a estrutura dos ossos, além de perfurações para visualizar o interior. O esqueleto parcial também foi empregado para calcular o tamanho e o peso da baleia.

A densidade dos ossos sugere que essa baleia pode ter passado boa parte de sua vida em águas costeiras rasas, o que é indicado pela similaridade com outros animais costeiros, como os peixes-boi, que possuem ossos densos.

De acordo com especialistas, a densidade óssea auxilia os animais a se manterem próximos ao leito do mar. Contudo, sem a descoberta do crânio, permanece incerto o que exatamente essa baleia colossal se alimentava para sustentar seu imenso corpo.

Verdadeiramente notável, não é mesmo?

Confira um vídeo:

Gosta de vídeos engraçados de pets? Então conheça nosso noticiário apresentado pelo Pépe Bonner:

Cães fogem misteriosamente e mulher culpa família - então ela descobre a verdade - Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.