Conheça Barney, o cachorro Doberman que 'detonou' cerca de 100 pelúcias raras de museu

Por
em Humor

Há 17 anos, um evento inusitado abalou a tranquilidade de um museu britânico: um Doberman chamado Barney tornou-se protagonista ao destruir uma coleção rara de ursos de pelúcia. Na época, a coleção era avaliada em US$ 900 mil (quase R$ 5 milhões) e até hoje sua motivação é questionada.

Tudo transcorria da melhor forma para Barney e seu colega de trabalho, Greg West, naquela noite de terça-feira, 1º de agosto de 2006. O Doberman e o homem trabalhavam como seguranças noturnos em um museu chamado Wookey Hole Caves em Somerset, na Inglaterra.

Barney seguia o mesmo ritual havia seis anos e sempre tinha sido considerado um 'bom menino' por todos os colegas de trabalho. No entanto, naquela noite, uma exibição especial de ursinhos de pelúcia alterou completamente a história do Doberman.

Em um momento de fúria descontrolada, ele destruiu pelo menos 100 ursos de pelúcia, incluindo um que pertenceu a Elvis Presley. Sim, Barney destruiu um item que ainda hoje seria considerado extremamente valioso.

Chamado de Mabel, o ursinho de pelúcia do Rei do Rock foi fabricado em 1909, na Alemanha.

O ato durou 10 minutos

O estrago, mesmo sendo tão grande, durou cerca de 10 minutos, até que West conseguisse controlar Barney. Infelizmente, nesses minutos, o Doberman mastigou e devastou os itens valiosos.

O urso com ligações com Elvis pertencia a um homem chamado Benjamin Slade, que o comprou em um leilão de memorabilia de Elvis em Memphis, Tennessee, e na época emprestou ao museu.

Além dele, outro urso vermelho, feito em 1910 por Farnell, e um Bobby Bruin feito por Merrythought em 1936 também foram destruídos por Barney.

“Cabeças arrancadas, braços e pernas espalhados, foi uma carnificina total. Nunca vi tanta bagunça; tinha recheio, penugem e pedaços de urso por toda parte”, descreveu o gerente do museu, Daniel Medley, para a BBC.

Demissão

Depois de todo o estrago, Barney foi afastado do trabalho no museu. Em uma entrevista dois dias após a destruição, Daniel Medley contou que pediu para a empresa de segurança não enviar mais o Doberman.

“Eu realmente não quero ver nada maior do que um Jack Russell”, apontou.

Após o ato, os cães foram proibidos de visitar o local, e Barney se aposentou de suas funções como cão de guarda.

Motivação

Até hoje, há quem sustente que o 'criminoso', Barney, simplesmente agiu para livrar a humanidade de brinquedos amaldiçoados. De qualquer modo, o episódio protagonizado por Barney permanece como uma anedota intrigante na história dos museus britânicos.

Greg, na época, disse acreditar que Barney teve um ataque de ciúmes após o homem dar atenção demais ao urso que pertenceu ao Rei do Rock.

"Barney foi um exemplo por mais de seis anos. Ainda não consigo acreditar no que aconteceu", disse Greg West em entrevista ao New York Times na época.

Sua ação impulsiva de destruir raros ursos de pelúcia continua a suscitar debates e especulações sobre os verdadeiros motivos por trás desse 'crime'.

Seja ciúmes ou uma reação a supostos brinquedos amaldiçoados, o nome de Barney permanecerá eternamente associado a esse enigmático evento catostrófico na narrativa museológica.

Veja também este vídeo:

Notícias engraçadas de cachorros e gatos no Jornalzinho Amo Meu Pet desta semana

Redatora.