Homem fica incrédulo quando se depara com animal perigoso escondido em banheiro

Ele não esperava encontrar esse bicho ali!

Por
em Mundo Animal

Já imaginou entrar em um banheiro público e se deparar com um animal escondido dentro dele? O que você faria? Correria? Gritaria? Bem, há várias opções de reações, e certamente um estivador que trabalhava no porto de Port Elizabeth, na África do Sul, vivenciou uma delas.

Em uma manhã de agosto, o homem deu uma pausa no árduo trabalho para ir ao banheiro.

Quando abriu a porta, deparou-se com um serzinho escondido atrás do vaso sanitário. Era impossível ver o rosto, apenas o corpo, o que tornou difícil identificar sua espécie.

Parado na porta, ele ficou observando o animal, quando ele rosnou e deu uma breve espiada por trás da privada. O rosnado e o olhar foram o suficiente para o trabalhador identificar que criaturinha era aquela: um caracal.

Segundo o National Geographic, o caracal, também chamado de lince-do-deserto, é um felino médio encontrado na África, Oriente Médio e Ásia Central.

Reconhecido por suas orelhas longas e pontudas com tufos de pelos, possui pelagem acinzentada a avermelhada e manchas nas partes inferiores.

Ágil e adaptado, caça presas pequenas a médias, incluindo roedores e aves, com notável capacidade de saltar para capturar pássaros em voo. Sua presença é vital para o equilíbrio do ecossistema.

Embora menos famoso que outros felinos, o caracal desempenha um papel crucial em seu habitat, demonstrando sua importância na biodiversidade.

Sem hesitar, quando o homem percebeu qual animal era, fechou a porta e imediatamente ligou para Arnold Slabbert, um socorrista local da Wildline e do Urban Raptor Project, pedindo ajuda.

A missão de Arnold é ajudar os animais selvagens que de alguma forma se perdem na cidade, como é o caso desse caracal. Quando ele soube que o felino (sendo uma fêmea) estava dentro de um banheiro público, ficou incrédulo.

“Há toneladas de contêineres e grandes navios lá, então é o último lugar onde você esperaria encontrar um caracal ou um lince por aí”, disse Arnold ao The Dodo. “O fato de ela não ter sido atropelada ou morta naquela corrida inicial pelo porto, que fica ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana, é bastante surpreendente.”

Tudo indicava que o animal buscou abrigo no banheiro pela manhã, já que os trabalhadores afirmaram que o banheiro estava vazio durante a madrugada. Essa informação levou Arnold a acreditar que ele fugiu do seu habitat devido aos caçadores.

“O caracal ocupava bastante espaço dentro do banheiro”, contou Arnold. “Ninguém estava preparado para entrar lá e tirar uma foto.”

Para capturar o caracal, Arnold contou com a ajuda de Jaci Mizen Neale-Shutte. Ambos criaram um plano para conseguir pegá-lo, já que o felino estava muito confuso e assustado, impossibilitando qualquer movimentação de resgate.

O resgate levou cerca de 25 minutos. Assim que conseguiram capturá-lo, o levaram para o Porto de Ngqura, terras protegidas, para que o animal pudesse viver sem o medo de ser caçado.

Na hora da soltura, o felino ficou relutante em sair da caixa transportadora. Porém, quando se sentiu confiante, rosnou, como se estivesse agradecendo o socorro, e partiu.

Confira:

Que este caracal tenha uma vida longa e que nunca mais cruze o caminho de caçadores.

Veja também:

Pitbull vira a babá perfeita e ajuda beagle estressada a cuidar de 7 filhotes

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube