Cachorrinha se nega a ter contato visual com gato recém adotado por família

A pet se recusou a olhar para o filhotinho, como se estivesse dizendo: "Se eu não vejo, não existe".

Por
em Cães

A família da jovem Ashley Kay, que reside na Austrália, adotou um gatinho. Todos estavam felizes com o novo membro da família, exceto um: a cachorrinha.

O animal de porte médio, com pelagem preta e manchas amarronzadas, não gostou muito da ideia de um novo mascote na casa.

Ao conhecer o filhotinho, virou a cara literalmente. É... alguém terá que trabalhar - e muito - para conquistar o coração da irmã mais velha.

O momento foi registrado em vídeo e compartilhado no perfil do TikTok de Ashley em 31 de agosto, acumulando mais de 3,4 milhões de visualizações.

Na cena, a pet é vista sentada em um cantinho da sala. Sua dona, agachada, segura o gatinho nas mãos e o oferece para a cachorrinha cheirar. No entanto, ela finge não ver o felino, desdenhando-o.

A mulher então solta o filhote no chão. O gatinho, curioso, começa a cheirar a maninha, mas ela não gosta da aproximação e o ignora, virando o rosto para a parede.

Parece que o primeiro contato não foi um sucesso, mas Ashley tranquilizou os internautas ao dizer que “Eles são melhores amigos agora”. Que bom, né?

Além dos milhões de visualizações, a publicação alcançou mais de 585 mil reações e milhares de comentários.

A internauta Lilah brincou: “Se eu fingir que não estou lá, ele não poderá me ver”. Já Ed comentou: “Eu conhecendo gente nova”. Uma terceira imaginou: “Me recuso a acreditar que vocês fizeram isso comigo”.

Veja:

Querida! Acredito que ela estava com medo de perder o posto de favorita, mas com certeza isso não irá acontecer; a família tem amor suficiente para ambos os pets.

Parece que a cachorrinha entendeu isso, pois em outro vídeo, ela é vista toda animada brincando no quintal de casa com o gatinho. Sem dúvida, os dois se tornaram bons amigos.

Veja:

Fofura!

Ashley tem documentado a evolução da amizade dessa duplinha nas redes sociais. Para acompanhar, clique aqui.

Como apresentar pela primeira vez um gato para um cachorro?

Segundo a ONG Best Friends Animal Society, a introdução entre um gato e um cachorro requer paciência e cuidado para garantir uma transição suave. Aqui estão algumas etapas para ajudar na primeira apresentação:

Preparação Prévia:

  • Mantenha o gato e o cachorro separados em áreas diferentes antes da introdução.
  • Garanta que ambos os animais estejam em boas condições de saúde e tenham recebido as vacinas apropriadas.

Cheiros Familiares:

  • Troque itens, como cobertores ou brinquedos, entre o gato e o cachorro para que eles se familiarizem com o cheiro um do outro antes do encontro.

Introdução Visual:

  • Comece com uma introdução visual. Coloque o gato em uma transportadora ou mantenha-o em um espaço seguro e permita que o cachorro veja o gato de longe. Isso permite que eles se acostumem à presença um do outro sem contato direto.

Supervisão Controlada:

  • Quando estiver pronto para uma interação mais próxima, mantenha o gato em um local alto ou seguro e mantenha o cachorro na guia.
  • Mantenha a interação curta no início e observe as reações de ambos os animais. Procure sinais de ansiedade, agressão ou medo.

Sinais de Comportamento:

  • Preste atenção aos sinais de linguagem corporal. Orelhas para trás, pelo eriçado e postura rígida podem indicar tensão.
  • Gato arqueado ou rosnando é um sinal de desconforto.

Reforço Positivo:

  • Use petiscos e elogios para recompensar comportamentos calmos e positivos de ambos os animais durante a introdução.

Aumento Gradual do Tempo:

  • Aos poucos, aumente o tempo de interação entre os animais, sempre monitorando suas reações.

Espaços Seguros:

  • Certifique-se de que tanto o gato quanto o cachorro tenham espaços seguros para se retirarem quando quiserem. Isso é especialmente importante para o gato, que muitas vezes precisa de lugares elevados para se sentir seguro.

Acompanhamento Gradual:

  • À medida que a convivência progride positivamente, você pode permitir que o gato e o cachorro interajam em espaços neutros, como um quintal seguro, com supervisão contínua.

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube