Artista retrata princesas da Disney com distúrbios para enfatizar importância dos cães de serviço

Não há qualquer dúvida de que as princesas da Disney são e sempre serão uma grande fonte de inspiração para os artistas. No entanto, desta vez elas não são os personagens principais da história.

A série chamada de “Royal Service Dogs” (Cães de Serviço Reais), ilustra as princesas clássicas da Disney como indivíduos com deficiências e distúrbios, sendo ajudadas por cães de serviço. Arien Smith vê sua arte como “tanto uma crítica à falta de personagens deficientes quanto à defesa dos direitos das pessoas com deficiência”.

Ele também é um defensor, treinador, escritor e ativista da saúde mental, que quer ser capaz de aumentar a conscientização sobre as muitas maneiras que os cães de serviço podem ajudar os portadores de deficiências.

Mas Arien Smith é mais do que um ilustrador: é um autêntico sobrevivente, que sofreu abuso sexual na infância e que desde então precisa lidar com o Estresse Pós-Traumático. E todo o projeto surgiu a partir disso, da sua convivência com a doença e a importância que os cachorros de serviço têm em sua vida.

01. Cinderela

“Cinderela vive com fibromialgia, uma condição invisível, mas que se torna muito difícil para muita gente. Seu cão de serviço a ajuda a tirar o sapato”.

02. Rapunzel

“Rapunzel sofre de Estresse Pós-Traumático Complexo e Transtorno de Múltiplas Personalidades. O Estresse Pós-Traumático Complexo é um tipo de resposta ao trauma prolongado (frequentemente na infância). Seu cão de serviço a ajuda a sair de um estado dissociativo forte, fornecendo estímulo tátil para conforto e mais fácil caída na realidade”.

03. Bela

“Bela sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada. Seu cachorro está numa postura de bloqueio, assim ela pode ser alertada caso alguém se aproxime por suas costas (algo que frequentemente aciona crises de ansiedade em pessoas com essa condição)”.

04. Tiana

“Tiana tem autismo e seu pequenino cão de serviço (cães pequenos também são ótimos), não está realizando nenhuma tarefa em específico na imagem, mas as atividades com pessoas com autismo podem incluir estímulos táteis, interrupção de comportamentos fisicamente prejudiciais, orientação durante episódios de super estimulação e técnicas que ajudam a acalmar fortes crises de ansiedade”.

05. Aurora

“A Bela Adormecida sofre de narcolepsia, e seu cão de serviço está apoiando sua cabeça durante um episódio de sono durante o dia” (A narcolepsia é uma condição neurológica que afeta o sono e a excitação).

06. Branca de Neve

“O cão da Branca de Neve está a alertando sobre uma substância à qual ela é alérgica em sua comida. (no caso o ilustrador se refere a maçãs)”.

07. Pocahontas

“Pocahontas sofre com diabetes, e seu cão de serviço atua dando avisos com as patas ou o focinho caso o nível de açúcar em seu sangue fique muito alto ou muito baixo”.

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: >Bored Panda

Gabriel Pietro

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.

Comentários