Caso de tosa irregular em Lulu da Pomerânia gera revolta nas redes sociais

Por
em Cães

Um vídeo postado no TikTok, datado de 30 de junho, viralizou nas redes sociais, revelando um caso de tosa irregular em um Lulu da Pomerânia. A tutora do cão, que utilizou o perfil @pets.sinceros para alertar outros tutores, trouxe à tona a situação preocupante que seu adorável pet enfrentou. No vídeo, ela desabafou sobre a tosa incorreta que seu Lulu da Pomerânia recebeu e alertou sobre os perigos que a prática representa para cães desta raça.

A tutora iniciou o vídeo explicando que essa raça específica não deve ser raspada. Ela estava chateada por ter buscado o animal após a tosa irregular, o que deixou o cão triste e desconfortável, especialmente pelo fato de a tosa ter ocorrido durante o inverno.

A principal preocupação da tutora está relacionada à alopecia, um problema em que o pelo não cresce adequadamente ou cresce de maneira irregular, resultando em áreas sem pelos.

A tosa irregular, que tira o formato natural do pelo do Lulu da Pomerânia, pode levar a esse problema de pele.

Na mensagem, a tutora compartilhou que não era a primeira vez que seu cão passou por uma experiência de tosa inadequada. Em 2019, o pelo do animal foi raspado completamente, e ela só retornou ao estabelecimento após um ano, quando outra tosadora passou a cuidar do pet. Por três anos, tudo correu bem, mas a situação se repetiu, chocando a família outra vez.

Com essa nova ocorrência, a mulher destacou que a tosadora não a informou nem pediu autorização para a tosa.

Ela lamentou que a profissional parecia não entender que algumas raças, como o Lulu da Pomerânia, não devem ser raspadas devido ao risco de alopecia.

A tutora comunicou que conversou com uma advogada no mesmo dia para considerar medidas legais, mas só poderia tomar ações se o cão desenvolver algum problema de saúde.

O caso gerou revolta nas redes sociais, com muitos internautas expressando sua indignação e apoiando a tutora na busca por justiça.

“Sou tosadora e concordo com tudo que disse. É um absurdo as pessoas não comunicarem o dono e só ir fazendo o que acham”, comentou uma simpatizante.
“Mesmo que tenha algum nó, pergunte antes se pode fazer uma hidratação. Não custa nada fazer isso. Trabalho em banho e tosa, isso é uma falta de respeito, de ética, de profissionalismo, um absurdo!!!”, disse uma segunda internauta nos comentários da publicação.
“Eu tive um poodle uma vez o pet shop raspou ela, deu dermatite, fiz eles pagarem os remédios dela”, acrescentou outra.

A história destaca a importância de escolher tosadores experientes e informados sobre as necessidades específicas de cada raça de cão. Além disso, conscientiza que os tutores devem estar vigilantes para proteger seus pets e garantir que recebam os cuidados apropriados.

Assista ao vídeo:

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.