Pessoas veem pequeno ponto branco na praia - então percebem ser um filhote precisando de ajuda

Por
em Aqueça o coração

Em um recanto isolado da praia de Ross Sands, na Inglaterra, uma descoberta inusitada despertou a curiosidade de um grupo de pessoas. Enquanto passeavam com seu fiel amigo de quatro patas, algo fora do comum chamou a atenção: um ponto branco solitário, que rapidamente notou-se precisar de ajuda.

Movidos pela curiosidade, eles decidiram se aproximar do ponto branco, que ao primeiro olhar parecia uma mancha inofensiva. No entanto, logo se revelou como um pedido de socorro.

Sem pensar duas vezes, o grupo telefonou para o British Divers Marine Life Rescue pedindo ajuda.

Mas afinal, o que era aquela mancha branca?

Tratava-se de um filhote de foca cinza, deslocado de seu habitat natural, e encarando uma batalha solitária pela sobrevivência. Ao encontrá-lo naquela situação, o coração de todos ficou apertado e apreensivo.

O filhote inicialmente parecia imóvel, mas de repente, um lampejo de vida surgiu quando a pequena criatura moveu a cabeça. Conscientes da urgência da situação, as especialistas em mamíferos marinhos, Lynn Young e Jane Hardy, mantiveram-se vigilantes à distância, observando a colônia de focas sem perturbá-las.

“No início pensamos que o filhote não estava respirando”, disse a médica de mamíferos marinhos Lynn Young em entrevista ao The Dodo. "Mas então, com grande alívio, a vimos mover a cabeça."

À medida que as horas passavam, a maré ameaçava levar o filhote de volta para o oceano. Foi então que a equipe tomou uma decisão, com uma delicadeza surpreendente, envolveram o bebê foca em uma toalha e a transportaram para um lugar seguro.

O filhote parecia cooperar, como se soubesse que ali estava sua salvação. Em um primeiro momento, o filhote recebeu os cuidados necessários, com líquidos nutritivos e atenção constante. Embora sua respiração permanecesse frágil, um veterinário confirmou que seus pulmões estavam em boa forma.

“Ela não parecia se importar em ser movida. Ela até dormiu durante parte da viagem, provavelmente porque estava com frio, exausta e prematura”, descreveu Jane.

Depois, o bebê foca foi encaminhado ao hospital do Hessilhead Wildlife Rescue, onde ganhou o nome de Mystic. Desde então, ele recebe o tratamento apropriado e se recupera para voltar ao seu habitat natural.

Curiosidade

Filhotes de focas cinzentas são regularmente deixados nas praias pela mãe e podem ficar sozinhos por várias horas enquanto a mãe permanece a uma curta distância na água.

Conforme o British Divers Marine Life Rescue, a mãe ficará de olho no seu filhote e mesmo a menor perturbação pode causar perturbações na sua rotina que, na pior das hipóteses, pode levar ao abandono. Por isso, em caso de visualização desse animal, o mais indicado é não se aproximar para evitar o abandono ou alteração na rotina.

Redatora.