Conheça Fig, uma gata anã que tem conquistado fãs nas redes sociais

Por
em Gatos

Você já se perguntou como seria um gatinho anão? Sim, isso existe! Conheça a pequena Fig, a gatinha que é tão pequena que a dona precisou adaptar a casa para que ela possa acompanhar seu irmão nas aventuras do dia a dia.

Em fevereiro do ano passado, Katie Stocks, de Bristol, na Inglaterra, adotou os irmãozinhos Fig e Dante. Os gatinhos têm 18 meses. Fig, porém, parou de crescer bem antes disso.

Katie disse que quando decidiram adotar os irmãozinhos, ninguém sabia ainda sobre o nanismo.

“Conhecemos os gatos quando eram bem pequenos e nos disseram para esperar um pouco mais [para levá-los para casa] para que Fig pudesse crescer um pouco e receber suas injeções”, disse Katie, de acordo com informações do portal britânico Daily Mail.

Acontece que algumas semanas se passaram, e Fig não estava crescendo da mesma forma que o irmão.

Foi aí que a instituição Cats Protection, que abrigava os animais, começou a suspeitar que a gatinha poderia ter nanismo - e a suspeita foi confirmada pelo veterinário.

“Eles perguntaram se ainda queríamos adotá-la e fizemos nossa pesquisa, mas não há muita informação disponível. Além de dizer que ela enfrentaria complicações de saúde e que sua expectativa de vida não seria tão longa quanto a de um gato normal”, disse Katie.

Saúde de Fig

Enquanto a expectativa de vida média de um gato é de 12 a 18 anos, a pequena Fig só deve viver entre seis e oito anos.

A gatinha estava saudável até então, mas em fevereiro surgiram algumas dores nas articulações devido a problemas na formação dos ossinhos dela.

“Fizemos um raio-X e as placas de crescimento em sua coluna não se formaram corretamente, e sua caixa torácica também não se formou corretamente”, contou Katie.

Além de Dante, Fig tem outra irmã que tem a mesma condição.

Melody, a terceira gatinha da ninhada, passou pelas mesmas complicações que Fig. Felizmente, as duas estão recebendo tratamento adequado e estão bem.

“Levou um tempo para que ela se adaptasse [à medicação], mas, nas últimas três semanas, ela se tornou uma gata completamente diferente novamente, passeando pela casa e pelo jardim como se fosse dona do lugar”, contou Katie.

Vida feliz e muitas brincadeiras

Fig é a metade do tamanho de seu irmão Dante. A gatinha é quase do tamanho de uma lata de refrigerante. Mas isso não a impede de ter uma rotina de brincadeiras com o irmão, Dante.

Segundo Katie, os dois são muito próximos, e Fig adora seguir Dante pela casa.

Por causa disso, Katie precisou fazer uma série de adaptações na casa, com várias rampas e conjuntos de 'escadas de gato' em miniatura para que a gatinha tenha a mesma qualidade de vida que o irmão e consiga brincar livremente.

Sucesso nas redes sociais

Atualmente, a gatinha possui 187 mil seguidores no Instagram e 92,3 mil no TikTok. A gatinha é muito amada pelos seus “fãs”, que a elogiam muito por ser fofa.

Embora muitas pessoas comentem que querem um gatinho anão, Katie alerta que, por trás da fofura de um gato com nanismo, existem muitas responsabilidades. Portanto, antes de adotar, é preciso estar ciente das implicações financeiras, devido aos exames e tratamentos.

Veja também esta história engraçada:

Cachorro filhote nasce totalmente diferente do pai - será que a mãe pulou a cerca? Entenda o caso

Redatora.