Gata com o ronronar mais alto do mundo conquista recorde no Guinness; ouça

Por
em Gatos

O ronronar de um gato é um som suave e reconfortante. Mas você já imaginou um gato ronronando alto o suficiente para competir com o barulho de uma chaleira fervente? Pois bem, Bella, uma gata de 14 anos de Cambridgeshire, no Reino Unido, conseguiu essa proeza e, além disso, quebrou o recorde mundial do Guinness para o ronronar mais alto.

Bella alcançou um impressionante volume de 54,6 decibéis durante seu ronronar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse nível chega no limite do que é considerado confortável para a preservação da saúde auditiva - o limite é 55 decibéis.

Para comparar, o nível do som é equivalente a uma conversa normal ou uma rua com pouco trânsito.

Nicole Spink, a orgulhosa tutora de Bella, compartilhou seu entusiasmo: "Não poderia estar mais emocionada por Bella ter quebrado o recorde mundial."

A tentativa de quebra do recorde foi supervisionada pelo oficial do Guinness World Records, Dave Wilson.

Com a ajuda de um engenheiro acústico, a sala na casa de Bella foi cuidadosamente preparada para minimizar ruídos externos.

Os dispositivos de gravação foram instalados, e Bella, relaxando em sua almofada favorita, começou a ronronar.

Bella precisava ultrapassar a marca de 50 decibéis para conquistar o recorde, e os resultados foram "imediatamente óbvios", segundo o Sr. Wilson.

Nicole comentou sobre o ronronar peculiar de Bella, observando que até precisavam aumentar o volume da TV para ouvir por cima do ronronar dela, especialmente após as refeições.Quando a família descobriu que Bella tinha a chance de conquistar o recorde do "Ronronar Mais Alto do Mundo", eles não hesitaram em inscrevê-la.

“Sabíamos que tínhamos que apresentar Bella, e ficamos muito satisfeitos por termos feito isso”, disse.

Agora, o certificado do Guinness World Record de Bella terá um lugar de destaque na casa da família.

Por que os gatos ronronam?

De acordo com pesquisas internacionais compartilhadas pela CNN Brasil, os veterinários sugerem que o ronronar, que começa alguns dias após o nascimento dos gatos, é uma maneira dos filhotes dizerem às mães que eles estão bem.

Mas esse é apenas o começo de um amplo repertório de mensagens transmitidas por esse som.

Normalmente, o ronronar dos gatos está associado a sensações positivas. É um sinal amigável de que os animais estão felizes, relaxados, aconchegados e sentindo-se seguros.

Esse som também tem um efeito tranquilizante, semelhante ao cortisol, conhecido como "hormônio do estresse" nos humanos, que regula as emoções em momentos de tensão.

Por isso, o ronronar também atua como uma ferramenta para lidar com o estresse e a dor. Durante situações desconfortáveis, como visitas ao veterinário, os gatos podem ronronar para se acalmar.

Os gatos também usam o ronronar para se comunicar com seus tutores.

Quando estão com fome, com frio ou desconfortáveis, eles podem ronronar como um pedido de atenção ou assistência.

Esse tipo de ronronar é mais alto e lembra um miado, muitas vezes interpretado como um pedido urgente.

Veja o vídeo do Guinness World Records para ouvir o ronronado de Bella:

Redatora.