'Meu gato me morde do nada, ele é louco?': Médica veterinária psiquiatra explica comportamento

Por
em Gatos

Você que é ‘gateiro’, alguma vez já passou por essa situação? O gato vem todo dengoso te pedir carinho. Você começa a acariciar o pet, enquanto ele parece estar feliz, ronronando e, de repente, sem aviso prévio, ele te morde?

Se sim, saiba que isso é mais comum do que parece. Porém, esse comportamento não é considerado normal.

Segundo Larissa Rüncos, uma médica veterinária psiquiatra, especializada em felinos, esse comportamento é, muitas vezes, resultado de uma falha de comunicação entre o tutor e o gato.

Os gatos, assim como muitos outros animais, emitem vários sinais sutis para indicar seu estado de humor e conforto durante o carinho.

No entanto, muitas pessoas podem não perceber ou até mesmo ignorar essas dicas.

Quando isso acontece, o gato precisa expressar sua insatisfação de uma maneira mais “clara” que, muitas vezes, é através de uma mordida.

O mesmo vale para o gato dessa internauta:

“Moça, no caso, meu gato vem pedir carinho, ele vem me mostrando a cabeça e ronronando. Aí... se eu não dou atenção, ele me morde.”

É fundamental que os tutores aprendam a ler esses sinais e compreender a comunicação felina para evitar mal-entendidos, como nesse comentário aqui:

“Eu jurando que meu gato fazia isso porque estava sentindo cócegas kkkk”

Depois é o felino que sai como o “doido” da história, né? Hahaha.

Essas outras mães de gatos, por exemplo, aprenderam a compreender os sinais dos gatinhos delas:

“Eu percebo quando meu gato não quer mais quando ele começa a botar as orelhas pra trás, aí já deixo ele quieto”.
“Meu gato só dá uma levantadinha na pata e eu já entendo o recado.”
“Quando faço carinho e ela [a gata] começa a balançar o rabinho, já sei que não quer mais kkk”

Em algumas situações, os gatos também podem morder durante as brincadeiras.

Se essa prática não for devidamente compreendida e controlada, a mordida pode se tornar um comportamento comum.

Portanto, é crucial que os tutores se esforcem para entender os sinais de seus gatos e respondam adequadamente para manter uma interação saudável.

Larissa, a veterinária, destaca a importância de compreender que o gato não é “bipolar”, muito menos "louco", mas muitas vezes está sendo mal interpretado.

Entender a mente e as emoções dos gatos é um passo essencial para construir uma relação mais harmoniosa entre os felinos e seus tutores.

A profissional tem o objetivo de compartilhar conhecimento sobre esses assuntos em suas redes sociais, para ajudar os tutores a promoverem mudanças positivas na vida de seus gatos.

Você pode acompanhar ela no TikTok e no Instagram.

Ao proporcionar informações e orientações práticas sobre o comportamento dos gatos, Larissa busca capacitar os tutores, promovendo assim o bem-estar e a felicidade dessas criaturinhas incríveis.

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Redatora.