Cachorra na chuva busca ajuda guiada pela voz de protetor e, quando ele vê seus olhos, não resiste

O protetor sabia que precisava agir o quanto antes.

Por
em Proteção Animal

Uma cachorrinha idosa, cega e com duas doenças graves foi resgatada e tratada por um protetor de animais em Várzea Grande, Mato Grosso. A história de Floquinho, como foi batizada, comoveu milhares de internautas que acompanham o perfil do protetor Marlon no Instagram.

Segundo Marlon, ele encontrou Floquinho vagando na chuva e se escondendo debaixo de carros no último mês de 2023. Ele percebeu que ela estava com leishmaniose e TVT, duas doenças que podem ser fatais para os cães.

Ao se deparar com a situação da cachorrinha pediu a ajuda do Dr. Ademir Germinaro, secretário adjunto do Bem-Estar Animal, para conseguir o tratamento adequado.

A leishmaniose é uma doença causada por parasitas que são transmitidos pela picada de mosquitos infectados. Ela pode afetar a pele, as mucosas ou os órgãos internos dos animais e dos humanos.

Confira o encontro:

Os sintomas podem incluir feridas, febre, anemia, perda de peso e imunodeficiência. O tratamento é feito com medicamentos específicos e pode durar vários meses.

O TVT, ou tumor venéreo transmissível, é um tumor de células redondas que se dissemina principalmente por contato sexual ou por transplante direto de células neoplásicas.

Ele afeta principalmente a região genital dos cães, mas pode se espalhar para outras partes do corpo. Os sintomas são lesões sangrantes, dolorosas e ulceradas. O tratamento é feito com quimioterapia ou cirurgia.

Marlon descobriu que Floquinho tinha tutores, mas que eles não tinham condições de oferecer o tratamento adequado para ela. Ele conversou com a dona e explicou que a situação configurava maus-tratos, e que ela precisava aceitar o tratamento para a cachorrinha.

A dona concordou e entendeu que precisava encontrar uma maneira de evitar que Floquinho fugisse para a rua, pois a cachorrinha corria perigo ao ser cega.

Ela também providenciou uma casa melhor para que a cachorrinha não tivesse contato com outros cães e evitasse a transmissão de TVT, além de ficar protegida de sol e chuva.

Veja atualização da conversa com os tutores:

Apesar dessas mudanças, o protetor pediu a permissão de doá-la para alguém com mais tempo e recursos que pudessem ajudá-la a ter uma qualidade de vida melhor. A família também concordou, e Floquinho está disponível para adoção.

Por enquanto, ela permanece com a família e está fazendo o tratamento. Recentemente, ela também recebeu uma coleira contra a leishmaniose.

“Mesmo com mais de 30 gatos e dois cães em casa, incluindo um com leishmaniose, além de outros desafios como um gatinho perdendo a visão e uma gatinha com câncer de mama, estou fazendo o meu melhor para ajudar a Floquinho”, escreveu Marlon no Reels de atualização em 04 de janeiro.

Mesmo com poucos dias de tratamento Floquinho já apresentou melhoras, seu nariz não está mais descascando e seus olhos não estão mais inflamados. Ela é muito guerreira e tão boazinha que merece uma qualidade de vida melhor.

Toda a história desde o encontro, a responsabilização de maus-tratos, o tratamento e as atualizações sobre a saúde da cachorrinha estão sendo publicados no Instagram do protetor @marlonprotetor, que conta com mais de 40 mil seguidores.

Confira a última atualização sobre o progresso do tratamento:

O Portal Fiocruz e Governo Federal também possuem informações sobre a leishmaniose. Se o seu cãozinho também foi acometido pela doença, busque informações no artigo científico Tumor Venéreo Transmissível (TVT): Revisão de Literatura sobre o TVT.

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.