Mulher encontra bebê minúsculo em sua garagem - que bicho é esse?

Por
em Mundo Animal

Era uma tarde comum na África do Sul quando Susan Koekemoer se deparou com um minúsculo ser peludo e solitário, bem à frente de sua garagem.

Ao se aproximar, Susan percebeu que aquele era um bebê galago, uma espécie de primata nativa da região, tão pequeno que cabia na palma da mão.

Curiosa sobre como o pequeno ser se viu ali sozinho, Susan logo suspeitou que sua mãe devia estar por perto, preocupada.

Depois de trazer o bebê para dentro e verificar se ele estava bem, Susan sabia exatamente o que fazer: reunir mãe e filho.

Com o bebê de volta ao lado de fora, Susan começou a tocar um chamado de galago pré-gravado em seu telefone.

E então, algo mágico aconteceu: em resposta aos sons, a mãe do bebê surgiu repentinamente em cima de uma luz externa.

Com um movimento rápido e corajoso, ela resgatou seu filhote e o levou de volta para casa, em um reencontro que emocionou a todos.

Embora tenha durado apenas cerca de três horas, o momento foi um verdadeiro presente para Susan, que descreveu a experiência como "uma maneira incrível de terminar o dia".

Mas afinal, o que são os galagos?

De acordo com o National Geographic, esses pequenos primatas de olhos arregalados são mestres da vida noturna, com habilidades adaptativas incríveis para esse ambiente.

Com olhos grandes para enxergar no escuro, orelhas que funcionam como antenas de radar e pernas poderosas que os ajudam a saltar grandes distâncias, os galagos são verdadeiros campeões do ambiente arbóreo.

“Isso permite que os primatas se movam rapidamente pela copa da floresta ou capturem insetos voadores no ar”, diz o site.

Esses adoráveis bebês do mato, como são conhecidos, são onívoros e se alimentam de frutas, insetos e até pequenos animais, como sapos e pássaros.

Existem pelo menos 20 espécies de galagos e, embora possam parecer muito semelhantes, os cientistas usam seus distintos sons de chamada, que se assemelham ao choro de um bebê, para diferenciar entre as espécies.

É claro que a vida na floresta tem seus desafios, e os galagos não estão imunes aos perigos.

Cães e gatos domésticos, mangustos, genetas e até mesmo outros primatas podem representar ameaças.

“Há até evidências de que os chimpanzés fabricam lanças para matar e extrair bebês do mato de suas tocas”, diz o site.

Mas com a ajuda de pessoas como Susan, essas criaturas extraordinárias têm uma chance melhor de sobrevivência e reencontros emocionantes com suas famílias.

Veja também este vídeo:

O que aconteceu com Cleitinho Fubá e as gangues dos caramelos do Sul e do Norte?

Redatora.