Transeuntes veem algo preso entre dois prédios – e então notam um rostinho minúsculo

Por
em Mundo Animal

Uma equipe do serviço de bombeiros de Lincolnshire, Inglaterra, foi acionada para atender um chamado curioso.

Sem maiores detalhes, os bombeiros foram acionados por transeuntes para libertar alguém que estava preso entre dois prédios.

Ao chegar no local, a equipe de resgate se deparou com um animal preso de cabeça para baixo entre duas paredes.

Ao contrário do esperado, quando geralmente atendem chamados para resgatar animais como gatos e cachorros, os bombeiros se depararam com uma situação um pouco diferente: o resgate de um cervo.

Confusos, os bombeiros não faziam ideia de como o pequeno cervo muntiacus havia chegado nesta situação. De qualquer forma, eles estavam lá para salvá-lo.

Felizmente a situação foi percebida por transeuntes que entraram em contato com a equipe de bombeiros para resgatar o animal dessa situação preocupante.

Embora sejam capacitados e experientes, os bombeiros se depararam com uma certa dificuldade para realizar o complicado socorro, então contataram o serviço de resgate de animais local, RSPCA, para auxiliar.

“Este foi um resgate complicado porque o cervo estava preso com muita força e, para complicar, também estava de cabeça para baixo – deve ter sido assustador para ele”, disse a oficial de resgate de animais Karen Nix em um comunicado à imprensa.

Já em ação, com a supervisão do RSPCA, os bombeiros utilizaram cordas para puxar o servo lentamente do espaço estreito entre as duas paredes e, finalmente, libertá-lo em segurança.

Apesar do risco e do desafio, a equipe realizou um brilhante trabalho em conseguir libertá-lo sem maiores complicações. O cervo parecia estar bem e ileso, apesar do susto. Ufa!

Após o resgate, a equipe presente pôde constatar o bem-estar do animal, que foi libertado para a natureza – longe de muros e paredes.

“Foi um grande alívio vê-lo correr livre para a vegetação rasteira”, disse Nix.

Mesmo depois de salvar o cervo, ninguém conseguiu descobrir como ele ficou preso dessa forma entre as paredes, mas de qualquer forma, todos esperam que isso nunca mais aconteça. Que baita susto!

Curiosidades sobre o cervo muntiacus

Chamados de cervos latidores por causa de seu choro, os muntjacs são solitários e noturnos e geralmente vivem em áreas de vegetação densa.

Eles são nativos da Índia, Sudeste Asiático e sul da China, e alguns se estabeleceram em partes da Inglaterra e França, de acordo com a Britannica.

Vamos conferir cinco curiosidades sobre a espécie:

1) Tamanho

O cervo muntjac é conhecido por ser uma das espécies de cervos mais pequenas do mundo, com machos adultos atingindo apenas cerca de 50 centímetros de altura no ombro.

2) Presas Afiadas

Os machos possuem caninos superiores alongados e afiados, chamados presas, que são usados em disputas territoriais, destacando-se como uma característica distintiva dessa espécie.

3) Dieta

Apesar de seu tamanho, os muntjacs possuem uma dieta extremamente variada, alimentando-se de uma ampla gama de vegetação, incluindo gramíneas, ervas, frutas e até mesmo plantas aquáticas.

4) Chifres

Assim como outros cervos, os muntjacs têm chifres de osso que crescem e são renovados anualmente. Durante o crescimento, esses chifres são cobertos por uma pele altamente vascularizada chamada "veludo".

5) Adaptação Urbana

O cervo muntjac demonstrou uma notável capacidade de adaptação a ambientes urbanos, sendo encontrado frequentemente em áreas suburbanas e até mesmo em jardins e parques urbanos, o que os torna uma curiosidade interessante em relação à convivência com humanos.

Veja também este vídeo:

Quais foram os pets que ganharam o Oscar Pet, o 'AUscar'