Florianópolis, referência em proteção animal, registra grande aumento de adoções e de denúncias de maus-tratos

Atuante por meio da Prefeitura, organização registra aumento de resgates e adoção nos últimos três anos

A Lei de Crimes Ambientais de n° 9605/98, criminaliza maus-tratos a animais e prevê a aplicação de multa para o ato.

Infelizmente, nem sempre os responsáveis são identificados e acabam passando impunes por essas situações. Em Florianópolis, uma das formas que a cidade trabalha para combater maus-tratos e ajudar os animais vitimizados, é por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal - Dibea, da Prefeitura Municipal.

Embora a equipe realize atendimentos veterinários, castração e abrigue animais, o foco da Dibea não é recolher animais abandonados, mas sim, aqueles que foram atropelados ou se encontram em situação grave.

Na sede, há capacidade para 140 animais. Apesar do trabalho, a organização registrou uma crescente de denúncias nos últimos anos.

Em 2017, foram resgatados 227 animais; em 2018 - 250, e em 2019 - 382 animais. Marcelo Dutra Cunha, gerente da Dibea, diz que grande parte dos abandonos acontecem em vias movimentadas, com grande tráfego de veículos.

Mas Dutra observa ainda, outro ponto que teve crescente, que foram as adoções, que em 2017 foi de 173, passando para 385 adoções em 2019.

A instituição trabalha fortemente em campanhas publicitárias, promovendo assim, a visibilidade para os animais e possíveis adoções.

Foto: DIBEA - Diretoria do Bem-Estar Animal Florianópolis PMF

Ana Caroline Haubert

Jovem (mais na idade do que na postura), curiosa (quem, o quê, onde, como, quando e por quê), analítica (sempre em busca de respostas), e estudante de jornalismo. Com sede de conhecimento, tem calafrios de rotinas monótonas e repetitivas. É ainda, inconformada com mais do mesmo, buscando dessa forma, descobrir o seu lugar no mundo. Prazer, sou Ana Caroline Haubert, gaúcha lá de Passo Fundo. Sugestões, críticas, pautas e opiniões são bem-vindas no meu email: caroline_hauber@hotmail.com

Comentários