'Mal conseguiam acreditar': Urso com 'espírito empreendedor' é visto atrás de balcão de sorveteria e surpreende autoridades
Por Ana Carolina Câmara em Proteção Animal
Já imaginou chegar ao trabalho e, ao abrir a porta do estabelecimento, dar de cara com um urso? Mas não um urso fofinho em forma de cachorro peludo, e sim um urso de verdade, imponente e selvagem, diante de você.
Seria um susto sem tamanho, daqueles que fazem o coração disparar e as pernas tremerem. Afinal, não é todo dia que alguém se depara cara a cara com um urso em plena porta do trabalho.
Pois é... foi exatamente o que aconteceu com funcionários de uma sorveteria que, ao iniciarem mais um dia comum, se surpreenderam ao encontrar um urso de verdade atrás do caixa.
O inesperado visitante transformou a rotina em um momento de tensão e incredulidade.
Urso com espírito empreendedor
Tudo indica que esse ursão queria, na verdade, realizar o seu sonho de ser empreendedor.
E foi na manhã do dia 17 de agosto que ele decidiu “abrir seu próprio negócio”, entrando em uma sorveteria de South Lake Tahoe, na Califórnia, nos Estados Unidos, como se fosse o dono do lugar

O urso, parecia inspecionar cada canto como se estivesse avaliando o espaço para abrir o próprio negócio, talvez uma padaria, um mercado ou até uma confeitaria de mel.
Quando os funcionários o viram ali, pleno, atrás do caixa, caminhando com a maior naturalidade, custaram a acreditar no que estavam presenciando. Entre o medo e a surpresa, a cena parecia mais saída de um filme do que da vida real.
Antes de mais nada, eles contataram os policiais do Gabinete do Xerife do Condado de El Dorado, que chegaram rapidamente ao local para garantir a segurança dos funcionários e afastar o urso sem feri-lo.
“Os policiais mal conseguiam acreditar no que viam quando encontraram um grande urso atrás do balcão da loja”, escreveu o gabinete do xerife em uma postagem no Facebook.
E olha só... a sorveteria ainda não havia sido inaugurada, ou seja, o primeiro cliente foi esse urso curioso, nomeado Fuzzy. Na verdade, parecia mais uma inspeção, como se ele quisesse garantir a qualidade do espaço antes da abertura oficial.
Como ele foi parar ali não se sabe, mas com certeza aproveitou a visita para saborear o que pôde e ainda causar um pouco de bagunça no local.

Bom, agora, se o sonho do ursão era ser dono de uma sorveteria, os planos acabaram sendo interrompidos pela chegada dos policiais, que gentilmente o convidaram a deixar o local antes que ele transformasse a inauguração em uma confusão ainda maior.
“Com alguma insistência, o urso acabou indo embora, mas não antes de demonstrar interesse pelo sorvete de morango. Felizmente, Fuzzy causou pouquíssimos danos à propriedade e quase nenhum trabalho de limpeza.”
Ficou famosinho
A invasão de Fuzzy foi registrada em vídeo e compartilhada no perfil do Facebook do Gabinete do Xerife do Condado de El Dorado no dia 19 de agosto.
A publicação rapidamente viralizou, acumulando mais de 36 mil reações e centenas de comentários bem-humorados.
“Fuzzy's Favorite Strawbear-ry ou Strawbearry seria um ótimo nome novo para esse sabor!”, comentou uma internauta.
“Eu grito, você grita, todos nós definitivamente gritaríamos!”, escreveu outra, entre risadas.
“Rapaz, eles contratam qualquer um para trabalhar no balcão hoje em dia”, brincou um terceiro.
“Esse é um suspeito difícil de apreender, especialmente quando está escondido atrás do balcão”, disse outro.
E você, o que faria se desse de cara com um urso de verdade atrás do balcão de uma sorveteria?
Outra invasão peso pesado
Quando Brian Gordon e Ricardo Martinez compraram a casa dos sonhos no sul da Califórnia, cercada pela Floresta Nacional de Angeles, temiam encontrar ursos negros americanos. O medo aumentou quando, antes mesmo da mudança, viram uma família de ursos passeando pelo quintal.
O que parecia ser um encontro ocasional virou rotina: logo descobriram que os ursos adoravam a piscina da casa. As câmeras de segurança revelaram os visitantes entrando calmamente, nadando por alguns minutos e indo embora sem se importar com a presença humana.
Veja:
Com o tempo, o pavor deu lugar à convivência. O casal passou a reconhecer alguns dos ursos mais frequentes e até deu nomes: Maddie, a calma; Punky, a adolescente bagunceira; e Nappy, que tira longas sonecas na água.
Punky, por exemplo, já foi flagrada boiando tranquilamente em uma boia de cupcake, cena que Brian descreveu como “simplesmente insana”.
Confira:
Para garantir a segurança, o casal segue regras rígidas: nunca deixam comida ou lixo do lado de fora, sempre fecham portas e janelas e, quando estão no quintal, colocam música para manter distância.
A experiência transformou a relação deles com os animais: o medo deu espaço ao respeito e à admiração. Como resumiu Brian: “Todos nós podemos coexistir nesta vida.”
Por que os ursos invadem casas e estabelecimentos?
Os ursos costumam se aproximar de áreas urbanas principalmente em busca de alimento fácil. De acordo com a organização de conservação National Wildlife Federation (NWF), os ursos negros têm um olfato extremamente aguçado e podem sentir cheiro de comida a vários quilômetros de distância.
Restos de lixo, ração para pets, frutas em pomares e até produtos armazenados dentro de casas e comércios acabam atraindo os animais para áreas habitadas por humanos.
A NWF explica que esses encontros aumentaram nos últimos anos porque a expansão urbana avançou sobre o habitat natural dos ursos, reduzindo suas fontes tradicionais de alimento.
Isso faz com que eles procurem alternativas em zonas urbanizadas, onde a disponibilidade de comida é maior e mais acessível.
Outro ponto é que os ursos são onívoros oportunistas. Isso significa que aproveitam qualquer oportunidade de se alimentar com o menor esforço possível e o lixo humano, por exemplo, fornece calorias em abundância sem a necessidade de caça ou longas caminhadas.
Evitar invasões de ursos depende principalmente de prevenção. A National Park Service (NPS)explica que esses animais possuem um olfato muito aguçado, capaz de detectar comida a longas distâncias. Por isso, é essencial eliminar qualquer atrativo alimentar.
Medidas simples fazem a diferença: manter o lixo em recipientes resistentes, não deixar sacos ou ração de pets do lado de fora, fechar portas e janelas e limpar churrasqueiras após o uso.
O NPS alerta que, quando encontram alimento fácil, os ursos tendem a voltar. A chave é manter o ambiente sem cheiros atrativos, garantindo segurança para todos.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.