Em SP, jovem registra de longe atitude de gari com dois cães de rua e vídeo viraliza
Por Larissa Soares em Aqueça o coração
Semana passada, no centro de São Paulo, uma jovem presenciou uma cena que fez questão de registrar.
Um gari estava lavando a rua quando dois cães pararam bem em frente a ele, como se estivessem esperando algo. E o trabalhador parecia entender o recado.
Discretamente, ele ligou a mangueira e começou a jogar jatos de água de um lado para o outro.
Na mesma hora, os cachorros explodiram de felicidade. Os cães pulavam, corriam atrás da água, tentavam “morder” os respingos.
A jovem filmou a cena e compartilhou no perfil do seu gato no Instagram, @shake_o_gato.
O vídeo recebeu mais de 240 mil visualizações e 26 mil curtidas, além de centenas de comentários emocionados.
“Eu conheço esses cachorros. Eu os vejo todos os dias por aí no centro”, comentou uma seguidora. “Eles têm dono, eles costumam ficar na Praça da Patriarca.”
“Os cachorrinhos, valha-me Juninho, joga mais, está muito calor”, brincou outro.
Outros também se emocionaram com a simplicidade da cena:
“Uma fofura os cachorrinhos brincando com a água que o funcionário está lavando a rua. Alegria e inocência dos animais. Deus abençoe todos que amam e respeitam os animais.”
“Que inocência, eles são incríveis”, disse outro.
Não é a primeira vez
A paixão de cães por água já rendeu outras cenas fofas e virais. Em São Caetano do Sul, São Paulo, um cachorro de rua conquistou os moradores da região justamente por sua rotina matinal: pedir para brincar na fonte da praça.
Todos os dias, ele se posiciona no local, latindo insistentemente até que alguém aperte o botão que aciona os jatos d’água. Quando a água começa a subir, ele corre de um lado para o outro, tenta morder os jatos e até convida os humanos a participarem.
“Cheguei atrasada no trabalho porque fiquei apertando o botão para ele”, confessou um internauta.
Esse cachorrinho se tornou tão parte da rotina local que famílias já levam os filhos para brincar junto, dividindo a fonte com ele.
Brincadeiras para cães que amam água
Segundo o American Kennel Club (AKC), algumas raças têm paixão por se refrescar e brincar com respingos.
Se você tem um desses em casa, há diversas atividades seguras e divertidas:
- Natação: seja em piscina própria para cães, lagos ou riachos, muitos cachorros se sentem em casa na água. O importante é garantir segurança, sempre supervisionando e, se necessário, usando coletes salva-vidas.
- Surfe canino: acredita? Já existem até competições anuais de cães surfistas, tradição iniciada por Tillman, um buldogue que ficou famoso por surfar e andar de skate.
- Recuperação de brinquedos: jogar bolinhas ou brinquedos próprios na água para que o cachorro busque é uma alternativa divertida. Só vale escolher águas rasas e seguras.
- Passeios de barco e stand-up paddle: ideais para cães aventureiros que se sentem à vontade sobre a água. Nesse caso, o colete salva-vidas também é indispensável.
- Diving Dogs: esporte popular nos EUA em que o cachorro pula de uma plataforma para pegar um brinquedo na água. Eles são julgados pela distância do salto, e a brincadeira pode ser adaptada em menor escala em casa.
Essas atividades não só divertem como também ajudam a gastar energia, melhorar o condicionamento físico e estreitar ainda mais os laços entre cães e tutores.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.