Em pouco mais de 2 anos, cachorro muda de cor completamente e chama atenção nas redes sociais
Por Larissa Soares em Aqueça o coração
Buster, um cachorro de 6 anos que mora em Oklahoma (EUA), nasceu com o pelo totalmente preto. Mas, conforme o tempo foi passando, alguns pelinhos brancos começaram a surgir.
Poderia até ser algo relacionado à idade, certo?
Só que, em apenas dois anos e meio, o que antes era um cão preto e brilhante se tornou totalmente branco, como se tivesse “trocado de roupa” da noite para o dia.
“Este é o Buster. Ele tem vitiligo, uma condição genética rara que faz com que a pele e o pelo percam a pigmentação com o tempo”, diz a publicação compartilhada pela página We Rate Dogs, conhecida por ‘dar notas’ para os cachorros mais carismáticos da internet.
A transformação
De acordo com o tutor de Buster, Matt Smith, em uma publicação do Reddit (u/TallyMatty), a transformação começou de forma sutil.
Primeiro, apareceram manchinhas claras ao redor do rosto, e em poucas semanas começaram a se espalhar pelo corpo todo.
“Houve um momento em que ele ficou careca em algumas áreas até que seu pelo branco e fofo cresceu”, disse o tutor.
O processo foi gradual, mas constante e indolor.
As fotos comparativas mostram o cachorro passando por diferentes estágios: metade preto, metade branco, até se tornar completamente nevado.
E a avaliação do We Rate Dogs foi: “Buster ficou lindo tanto em preto quanto em branco. 14/10.”
A publicação acumulou mais de 139 mil curtidas e os internautas concordaram plenamente.
“Então ele era alto, moreno e bonito e agora é uma raposa prateada!”, disse um seguidor.
“Ele é lindo em todas as cores, nada mais a dizer”, disse outro.
“Ele trocou de roupa”, brincou mais um.
O que é o vitiligo em cães?
De acordo com o portal veterinário PetMD, o vitiligo é uma condição rara e inofensiva que causa a perda de pigmento da pele e do pelo.
Isso acontece quando as células responsáveis pela coloração, chamadas melanócitos, morrem ou param de funcionar.
A causa exata ainda é desconhecida, mas acredita-se que haja uma combinação de fatores genéticos e, em alguns casos, emocionais.
O vitiligo também pode surgir devido a doenças autoimunes, estresse ou até exposição a toxinas, embora essas causas sejam menos comuns.
Raças como rottweiler, pastor-alemão, labrador e golden retriever estão entre as mais propensas, embora o vitiligo possa surgir em qualquer cão.
O mais importante é que a mudança é puramente estética: os animais com vitiligo não sentem dor nem sofrem limitações por causa da condição.
O labrador com vitiligo que ajudou um garotinho
Em 2017, o caso de um garoto chamado Carter Blanchard emocionou o mundo.
Diagnosticado com vitiligo aos 8 anos, Carter enfrentava dificuldades para aceitar sua aparência e se sentia rejeitado na escola.
Mas tudo mudou quando ele conheceu Rowdy, um labrador preto com manchas brancas espalhadas pelo corpo devido à mesma condição.
A amizade nasceu pela internet, mas logo ganhou o mundo. Um doador anônimo se sensibilizou com a história e custeou a viagem de Carter até o Oregon (EUA), onde o menino finalmente conheceu seu “gêmeo de alma”.
Durante sua vida, Rowdy ajudou Carter e muitas outras crianças a se olharem no espelho com outros olhos e a compreender que o que nos torna diferentes é justamente o que nos torna únicos.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.