Cachorrinha indefesa que vivia 24 horas por dia presa é resgatada e debaixo de quilos de pelos o rosto mais doce é revelado

Por
em Proteção Animal

Quando os voluntários do Instituto Eliseu chegaram para resgatar a cachorrinha Margarida, eles se depararam com uma cena de cortar o coração.

Diante deles estava um serzinho tomado por pelos, sujeira e dor. Era até difícil entender onde terminava o corpo e começava nós, já que a sujeira escondia tudo: patas, dorso, rabo.

Margarida vivia há anos acorrentada, sem qualquer chance de enxergar o mundo além de alguns passos.

A situação era tão crítica que a coleira, velha e enferrujada, havia literalmente se fundido à pele dela.

Entre os tufos duros de pelo, havia insetos que os voluntários nunca tinham visto antes.

“Não dava para saber direito o que era corpo, o que era pata, o que era pelo ou o que era sujeira”, relatou o Instituto Eliseu em uma publicação no Instagram.

Recomeço

Completamente traumatizada, a cachorrinha precisou ser sedada para ser tosada. Foi a única forma de livrá-la de toda aquela sujeira.

Quando as camadas de pelo começaram a cair, o rostinho mais doce foi revelado. Apesar de frágil e assustada, Margarida ainda era uma cachorrinha que só queria ser amada.

E, felizmente, foi exatamente isso que aconteceu dali em diante.

Do lixo ao luxo

No vídeo publicado pelo Instituto Eliseu, é possível acompanhar a linha do tempo dessa transformação.

Primeiro, a imagem que partiu o coração de milhares de internautas: a cachorrinha irreconhecível, coberta de nós e sujeira, sem conseguir sequer levantar a cabeça.

Depois, já tosada, mais leve e visivelmente aliviada. E, finalmente, como ela está agora, quatro anos após o resgate.

Aquela cachorrinha que tremia de medo agora vive a melhor vida.

“Hoje ela tem uma vida de princesa, livre de qualquer sofrimento e livre de todo o seu passado. Digamos que foi do lixo ao luxo”, escreveu a equipe.

Veja o vídeo:

Nos comentários, a transformação emocionou milhares de seguidores:

“Meu Deus, que linda que ela ficou! Amada e cuidada como todos os bichinhos merecem.”
“Ela ficou irreconhecível, o amor transforma!”
“Os animais merecem ser felizes, porque eles só nos proporcionam felicidade.”

Você pode seguir Margarida no Instagram: @margarida_a_maga

Outro caso emocionante: Barney, o Terrier que carregava 7 kg de pelos sujos

Assim como Margarida, outros cães já passaram por situações extremas, mas graças à união de voluntários da causa animal, puderam recomeçar e hoje vivem a melhor vida.

Em fevereiro de 2024, nós mostramos aqui, no Amo Meu Pet, o caso chocante de Barney, um Terrier Russo resgatado pela RSPCA em Ramsgate, na Inglaterra.

A condição dele era tão absurda que, de início, nem parecia ser um cachorro. A pelagem acumulada pesava mais de 7 kg, o equivalente a 21% de seu peso corporal.

A inspetora Tina Nash afirmou que o cheiro era tão forte que quase a fez vomitar. Barney foi tosado por uma equipe inteira, em um processo demorado, feito com cuidado para não machucá-lo.

E quando o último bloco de pelos caiu, finalmente surgiu o rostinho doce que estava escondido ali.

Chocantemente, Barney tinha dono. O tutor afirmou que não tosava o animal “porque não era necessário para a raça”.

Segundo o American Kennel Club (AKC), no entanto, Terriers Russos precisam de escovação completa uma ou duas vezes por semana, além de tosas regulares.

A negligência resultou em condenação e o antigo tutor foi proibido de ter animais por cinco anos e recebeu uma ordem comunitária de 12 meses.

Hoje, Barney vive feliz e, mesmo depois de tudo, ele não deixou de ser um cão afetuoso e sociável.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.