'Como foi parar ali?': Após abrir cafeteria, coreano precisa quebrar a parede para salvar uma vida

Por
em Gatos

O proprietário de uma cafeteria na Coreia do Sul precisou quebrar parte da estrutura de madeira do estabelecimento para resgatar um filhote de gato que estava preso dentro da parede da cozinha.

O caso aconteceu no café Sunnyhouse, administrado por Sunny Song e sua família, que começaram a ouvir miados desesperados vindos de trás do painel de madeira.

Após identificarem o local exato de onde partiam os sons do animal, o comerciante iniciou o trabalho de abertura da estrutura para a retirada do felino.

A situação teve origem com uma gata de rua que frequentava o telhado do local e era alimentada pela família, inicialmente chamada de Zoro. Ao notarem o crescimento da barriga do animal, descobriram que se tratava de uma fêmea grávida.

“Eu me perguntei, talvez não seja Zoro... talvez seja Zara. E descobrimos... que era uma menina, e que estava grávida.”, relatou Song em entrevista ao site The Dodo.

A gata deu à luz quatro filhotes no telhado do estabelecimento, sendo que três deles nasceram debilitados. Antes que a família pudesse intervir, a mãe fugiu levando apenas o único filhote saudável, deixando os outros três frágeis para trás.

Na tentativa de se moverem pelo telhado, um dos filhotes caiu em uma vala perto do banheiro e o outro acabou caindo em uma abertura que dava acesso ao interior oco da parede da cozinha.

Ao ouvirem os miados incessantes vindos de dentro da estrutura, os proprietários tentaram arrombar a parede. A família notou a presença do animal devido à intensidade do choro. “Havia um miado muito característico. Ele estava miando sem parar”, explicou o proprietário.

Sem os equipamentos adequados no momento, eles recorreram a uma loja de ferragens próxima para explicar o ocorrido, onde os funcionários se solidarizaram e emprestaram as ferramentas necessárias para a ação sem custos.

Para realizar a extração, o comerciante utilizou um martelo e uma talhadeira com o objetivo de abrir uma passagem na parte inferior da parede de madeira estrutural. A ação demandou tempo e persistência até que a abertura atingisse o tamanho suficiente para a saída do animal.

O resgate foi concluído quando o comerciante, vestindo luvas de proteção de borracha, conseguiu puxar o felino para fora da cavidade. Pessoas que acompanhavam a ação no interior do estabelecimento registraram o momento em que o animal foi retirado.

O proprietário segurou o filhote afastado do corpo, demonstrando uma reação mista de alívio e hesitação com o manuseio inicial do felino assustado, que apresentava problemas visuais devido à saúde fragilizada. As testemunhas reagiram com surpresa ao surgimento do animal. Dos três filhotes abandonados pela mãe, apenas ele sobreviveu.

O filhote, que recebeu o nome de Wall-E, foi adotado pelo proprietário do café, que já possuía outros três felinos resgatados anteriormente em condições semelhantes.

Conforme informado ao portal The Dodo, o animal se adaptou à rotina residencial e demonstra comportamento bastante dócil.

“O Wall-E é tão adorável que o levei para casa. Ele é muito tranquilo, adora carinho, é muito brincalhão… Ele gosta de dormir bem pertinho do meu rosto, o que eu adoro, ou no meu peito.”, afirmou Song.

O felino também passou a frequentar o café diariamente, onde costuma dormir em uma cama instalada nas prateleiras após interagir com os presentes.

A presença do filhote motivou mudanças no funcionamento da Sunnyhouse, que passou a adotar o conceito pet friendly, permitindo a entrada e a permanência de clientes acompanhados por seus animais de estimação.

O proprietário indicou que a história do resgate e a nova política do estabelecimento começaram a atrair frequentadores interessados em conhecer o local e a trajetória do animal, que se tornou o centro das atenções no comércio enquanto segue recebendo tratamento contínuo para a recuperação total de seus olhos.

“Wall-E será o nosso xodó”, declarou o tutor, reforçando que o felino permanecerá com a família permanentemente.

As imagens do resgate foram publicadas em 23 de maio no TikTok e alcançaram repercussão internacional. O vídeo tem 1,6 milhão de visualizações, 172 mil curtidas e 249 comentários.

“Parabéns pelo seu café de gatos.”
“O sistema de distribuição de gatos atacou novamente.”
“Seu café será muito abençoado.”

Foram alguns dos comentários.

Confira o vídeo do resgate:

O conteúdo original ainda traz uma legenda satírica sobre a imprevisibilidade de gerenciar um negócio próprio, contrastando a expectativa de administrar uma cafeteria com a necessidade abrupta de realizar um resgate estrutural no meio do expediente.

Beatriz é jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Escrita Criativa e Editoração pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Apaixonada por narrativas envolventes e pelo universo pet, ela também possui certificação em Storytelling para Marketing Digital pela Santander Open Academy, o que complementa sua habilidade de transformar histórias reais em conteúdos informativos e inspiradores. Dedica-se à produção de reportagens que valorizam a convivência ética e afetiva entre humanos e animais de estimação, promovendo empatia, informação de qualidade e o respeito aos animais.