6 cuidados para manter seu cachorro shih-tzu saudável e feliz

Por
em Notícias

Não basta ter um animalzinho, é de extrema importância que os cuidados sejam redobrados, afinal, se trata de uma vida. A raça shih-tzu, por exemplo, tão querida pelos brasileiros, é uma raça que requer muitos cuidados, por isso, vamos trazer algumas dicas para que você possa proporcionar qualidade e equilíbrio à vida do seu pet.

Treinamento

É fundamental que esse momento de ensino seja prazeroso e gentil, já que a raça pode ser teimosa e uma boa dose de paciência pode gerar resultados positivos no aprendizado do cão. Durante o treinamento, é importante ainda, que o dono não tente forçá-lo e busque recompensá-lo com elogios, guloseimas e amor, claro.

Higiene

Os cães da raça shih-tzu são peludos, então é importante que os cuidados com os pelos, a frequência da tosa e a higiene sejam mantidas com regularidade. Geralmente, os pelos costumam cobrir os olhos, portanto, é uma área que deve ser tosada ou presa para permitir que o cãozinho enxergue bem. Além disso, os pelos devem ser limpos e escovados regularmente.

Socialização

Naturalmente, os cães são ótimos em fazer amizades e socializar, mas é importante que isso também seja reforçado, e que o dono dê a ele oportunidade de interagir e brincar com outros cães e pessoas. Caso isso não aconteça, há grandes possibilidades dele se tornar um animal nervoso, retraído e tímido. O adestrador brasileiro Alexandre Rossi recomenda que a socialização seja realizada antes dos 3 meses de vida do pet.

Cuidados no verão

Por se tratar de uma espécie peluda, eles sofrem mais com o calor, principalmente com as elevadas temperaturas de verão. É relevante que o dono os mantenha em temperaturas refrescantes e evitem que eles se exercitem muito ao ar livre em dias quentes, pois isso pode levar à exaustão pelo calor e até mesmo a morte.

Exercícios

Embora não seja recomendado em excesso, é importante que o seu cãozinho não mantenha uma vida sedentária, mas pratique caminhadas ou corridas leves para se manter sempre em movimento. Por exemplo, uma caminhada diária de 20 minutos geralmente é suficiente. Além disso, reserve um tempo para brincar com seu amiguinho todos os dias para mantê-lo ativo, feliz e saudável.

Mantenha-o feliz e saudável

Não há regras que determinem os cuidados com uma vida, mas é importante que o dono tenha cuidados para mantê-los ativos, felizes e com uma rotina saudável. Até porque, quem ama, cuida. Visite um médico veterinário de sua confiança toda vez que seu pet apresentar os primeiros sintomas de alguma doença.