6 cuidados para manter seu cachorro shih-tzu saudável e feliz

em Notícias

Não basta ter um animalzinho, é de extrema importância que os cuidados sejam redobrados, afinal, se trata de uma vida. A raça shih-tzu, por exemplo, tão querida pelos brasileiros, é uma raça que requer muitos cuidados, por isso, vamos trazer algumas dicas para que você possa proporcionar qualidade e equilíbrio à vida do seu pet.

Treinamento

É fundamental que esse momento de ensino seja prazeroso e gentil, já que a raça pode ser teimosa e uma boa dose de paciência pode gerar resultados positivos no aprendizado do cão. Durante o treinamento, é importante ainda, que o dono não tente forçá-lo e busque recompensá-lo com elogios, guloseimas e amor, claro.

Higiene

Os cães da raça shih-tzu são peludos, então é importante que os cuidados com os pelos, a frequência da tosa e a higiene sejam mantidas com regularidade. Geralmente, os pelos costumam cobrir os olhos, portanto, é uma área que deve ser tosada ou presa para permitir que o cãozinho enxergue bem. Além disso, os pelos devem ser limpos e escovados regularmente.

Socialização

Naturalmente, os cães são ótimos em fazer amizades e socializar, mas é importante que isso também seja reforçado, e que o dono dê a ele oportunidade de interagir e brincar com outros cães e pessoas. Caso isso não aconteça, há grandes possibilidades dele se tornar um animal nervoso, retraído e tímido. O adestrador brasileiro Alexandre Rossi recomenda que a socialização seja realizada antes dos 3 meses de vida do pet.

Cuidados no verão

Por se tratar de uma espécie peluda, eles sofrem mais com o calor, principalmente com as elevadas temperaturas de verão. É relevante que o dono os mantenha em temperaturas refrescantes e evitem que eles se exercitem muito ao ar livre em dias quentes, pois isso pode levar à exaustão pelo calor e até mesmo a morte.

Exercícios

Embora não seja recomendado em excesso, é importante que o seu cãozinho não mantenha uma vida sedentária, mas pratique caminhadas ou corridas leves para se manter sempre em movimento. Por exemplo, uma caminhada diária de 20 minutos geralmente é suficiente. Além disso, reserve um tempo para brincar com seu amiguinho todos os dias para mantê-lo ativo, feliz e saudável.

Mantenha-o feliz e saudável

Não há regras que determinem os cuidados com uma vida, mas é importante que o dono tenha cuidados para mantê-los ativos, felizes e com uma rotina saudável. Até porque, quem ama, cuida. Visite um médico veterinário de sua confiança toda vez que seu pet apresentar os primeiros sintomas de alguma doença.

Jovem (mais na idade do que na postura), curiosa (quem, o quê, onde, como, quando e por quê), analítica (sempre em busca de respostas), e estudante de jornalismo. Com sede de conhecimento, tem calafrios de rotinas monótonas e repetitivas. É ainda, inconformada com mais do mesmo, buscando dessa forma, descobrir o seu lugar no mundo. Prazer, sou Ana Caroline Haubert, gaúcha lá de Passo Fundo. Sugestões, críticas, pautas e opiniões são bem-vindas no meu email: caroline_hauber@hotmail.com