4 dicas valiosas para prover ao seu cão o máximo de qualidade de vida

Por
em Notícias

Para muitas pessoas, ter um cachorro é como ter um filho. Precisamos nutri-lo, protegê-lo e amá-lo como uma criança, certificando-nos que ele cresça em um ambiente saudável e feliz.

Se você é tutor de um cachorro ou pretende adotar um em breve, separamos abaixo 4 dicas valiosas para prover ao seu doguinho o máximo de qualidade de vida. Confira:

1. Certifique-se de que seu cão faça exercícios regularmente

É recomendável que seu cão faça exercícios físicos levando em conta sua idade, porte e raça. Muitos cães precisam de atividades mais demoradas e pesadas, de modo a trabalhar seus ossos, coração e músculos.

Outros tantos não precisam de muito exercício. Se você não tiver certeza, fale com um veterinário ou faça sua própria pesquisa para estabelecer as ‘doses’ diárias recomendadas de atividade física para seu cãozinho.

Quer seja um passeio no parque, uma caminhada ou uma brincadeira de pega-pega, esse tipo de atividade é algo que seu cão não apenas necessita, como também irá adorar. Muitos cães esperam o dia inteiro só por isso.

2. Não deixe seu cachorro sozinho por muito tempo

Alguns cães se saem melhor do que outros quando se trata de serem deixados sozinhos por longos períodos, portanto, antes de comprar ou adotar um cachorro, você deve fazer pesquisas extensas sobre o assunto.

A ansiedade da separação temporária entre animal e tutor é prevalente em muitas raças e vira-latas, de modo que se você pretende se ausentar por longos períodos durante o dia a dia, deve considerar o impacto que isso pode ter sobre o doguinho.

Os cães adoram atenção e prosperam em companhia. Logo, se você quiser dar a eles qualidade de vida, considere contratar uma babá ou passeadora de cães. Isso garantirá que seu cão não se sinta sozinho ou abandonado e permitirá que ele faça exercícios e tome ar fresco em intervalos regulares ao longo do dia.

3. Uma dieta saudável e equilibrada

É preferível que os cães evitem engordar muito, por isso, assim como os humanos, uma dieta saudável e balanceada é importante.

Certifique-se de dar ao seu cão comida canina específica, de modo a não comprometer seu sistema digestivo. Mais: uma alimentação bem regulada resultará em uma pelagem mais brilhante, mais energia e menos visitas ao veterinário.

4. Muito amor e carinho

Os cães não apenas adoram dar a seus donos muito amor e carinho, mas também gostam de receber. Seja brincando de buscar coisas, relaxando no sofá com carinho ou dando um belo banho quente em seu cachorro, certifique-se de estar o mais atento quanto possível.

Um cachorro é provavelmente o companheiro mais leal que você poderia pedir, então lembre-se de passar o máximo de tempo possível com ele. Isso os ajudará a saber o quanto são amados e valorizados!

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.