Frequência cardíaca de um cão aumenta 46% quando dono diz 'eu te amo', diz novo estudo

Por
em Notícias

Não é necessária nenhuma pesquisa aprofundada para descobrir que um cachorro ama o seu dono e o quanto ele fica feliz ao vê-lo, porém há um estudo que coloca em números o resultado de todo esse amor.

Segundo a Revista People, o estudo realizado pelo instituto de serviços voltados para cães, Canine Cottages, do Reino Unido, foi desenvolvido a partir de uma experiência com cachorros equipados com coleiras específicas para monitorar a sua frequência cardíaca quando eles viam os seus donos.

A experiência contou com a participação de quatro cachorros ao longo de sete dias e mostrou que eles mantiveram uma média de frequência cardíaca de 67 batimentos por minuto (bpm). O número era alterado quando os donos diziam ‘eu te amo’ para os cães, que tinham seus batimentos disparados em 46%, ou seja, para 98 bpm. Uma das coisas capazes de acalmar todo esse aceleramento cardíaco, era quando os animais eram abraçados pelos donos.

De acordo com o estudo, a frequência cardíaca dos cães diminuiu 23% em média - de 67 bpm para 52 bpm - enquanto eles estavam sendo abraçados por seus donos. Assim como os animais, os humanos também foram monitorados e tiveram seus corações batendo mais forte ao rever o seu animal depois de um período afastados. Os resultados mostraram que seus batimentos cardíacos aumentaram 10% em média.

Além do estudo monitorado, a veterinária Dra. Heather Venkat, que também treina cães, constatou algumas atitudes praticadas pelos animais para demonstrar seu afeto aos donos.

Confira algumas delas:

  • Em primeiro lugar, um cão aninhado ao lado do dono, no colo ou nos pés, é um sinal claro e evidente de amor, porque os cachorros só se apoiam nas pessoas com quem se sentem à vontade.
  • Quando os cães são cumprimentados, eles provavelmente balançam o rabo para frente e para trás, pulam e balançam de volta para aqueles que amam.
  • Os cães também podem expressar afeto trazendo um brinquedo, sinalizando que confiam na pessoa o suficiente para brincar com eles.
  • Se um cachorro mostra a barriga ou dorme de barriga para cima com o peito para cima, é um sinal de confiança e amor. Esses cães confiam nos humanos ao seu redor o suficiente para se colocarem em uma posição vulnerável.
  • Por fim, os cães também podem demonstrar amor quando estão com dor, indo até alguém em quem confiam ou deitando ao lado de alguém com sua cabeça no colo.