Frequência cardíaca de um cão aumenta 46% quando dono diz 'eu te amo', diz novo estudo

em Notícias

Não é necessária nenhuma pesquisa aprofundada para descobrir que um cachorro ama o seu dono e o quanto ele fica feliz ao vê-lo, porém há um estudo que coloca em números o resultado de todo esse amor.

Segundo a Revista People, o estudo realizado pelo instituto de serviços voltados para cães, Canine Cottages, do Reino Unido, foi desenvolvido a partir de uma experiência com cachorros equipados com coleiras específicas para monitorar a sua frequência cardíaca quando eles viam os seus donos.

A experiência contou com a participação de quatro cachorros ao longo de sete dias e mostrou que eles mantiveram uma média de frequência cardíaca de 67 batimentos por minuto (bpm). O número era alterado quando os donos diziam ‘eu te amo’ para os cães, que tinham seus batimentos disparados em 46%, ou seja, para 98 bpm. Uma das coisas capazes de acalmar todo esse aceleramento cardíaco, era quando os animais eram abraçados pelos donos.

De acordo com o estudo, a frequência cardíaca dos cães diminuiu 23% em média - de 67 bpm para 52 bpm - enquanto eles estavam sendo abraçados por seus donos. Assim como os animais, os humanos também foram monitorados e tiveram seus corações batendo mais forte ao rever o seu animal depois de um período afastados. Os resultados mostraram que seus batimentos cardíacos aumentaram 10% em média.

Além do estudo monitorado, a veterinária Dra. Heather Venkat, que também treina cães, constatou algumas atitudes praticadas pelos animais para demonstrar seu afeto aos donos.

Confira algumas delas:

  • Em primeiro lugar, um cão aninhado ao lado do dono, no colo ou nos pés, é um sinal claro e evidente de amor, porque os cachorros só se apoiam nas pessoas com quem se sentem à vontade.
  • Quando os cães são cumprimentados, eles provavelmente balançam o rabo para frente e para trás, pulam e balançam de volta para aqueles que amam.
  • Os cães também podem expressar afeto trazendo um brinquedo, sinalizando que confiam na pessoa o suficiente para brincar com eles.
  • Se um cachorro mostra a barriga ou dorme de barriga para cima com o peito para cima, é um sinal de confiança e amor. Esses cães confiam nos humanos ao seu redor o suficiente para se colocarem em uma posição vulnerável.
  • Por fim, os cães também podem demonstrar amor quando estão com dor, indo até alguém em quem confiam ou deitando ao lado de alguém com sua cabeça no colo.

Jovem (mais na idade do que na postura), curiosa (quem, o quê, onde, como, quando e por quê), analítica (sempre em busca de respostas), e estudante de jornalismo. Com sede de conhecimento, tem calafrios de rotinas monótonas e repetitivas. É ainda, inconformada com mais do mesmo, buscando dessa forma, descobrir o seu lugar no mundo. Prazer, sou Ana Caroline Haubert, gaúcha lá de Passo Fundo. Sugestões, críticas, pautas e opiniões são bem-vindas no meu email: caroline_hauber@hotmail.com