16 fatos sobre gatos siameses que farão você se apaixonar e querer ter um (ou mais)

Por
em Notícias

Os gatos possuem personalidades peculiares e particulares, mas algumas raças possuem suas próprias características. Entre elas, a raça siamesa é uma das mais comuns nos lares e isso não é por acaso, esses gatinhos são donos de um perfil único e adorável. Além de serem extremamente carinhosos, eles possuem muitas outras qualidades. Confira 20 fatos sobre a raça que te deixarão encantados para ter um:

1. Siameses são uma das mais antigas raças de gatos reconhecidas

Originário da Tailândia, anteriormente conhecido como Sião, sua primeira aparição pode ser encontrada em um livro, conhecido como 'Tamra Maew', O Tratado sobre os Gatos ou também os Poemas de Cat-Book. É uma classe de manuscritos publicados em 1330. O livro também é um dos livros mais antigos do mundo e pertence à Biblioteca Nacional de Bangkok, na capital da Tailândia. No livro, podemos ver gatos com olhos azuis penetrantes, pontos escuros nas extremidades do corpo, e também são mostrados como animais de estimação de famílias reais.

2. Os gatos reais do Sião

Quando os gatos siameses imigraram para o hemisfério ocidental, eram frequentemente chamados de 'Gatos reais de Sião' ou 'Gato do palácio / templo'.

Esse apelido refletia a lenda de que eles eram os animais de estimação do próprio rei do Sião (fortaleza jebusita próxima da atual Jerusalém, que foi conquistada por Davi). Os gatos protegeriam o rei no seu trono, e se alguém ameaçasse o rei, eles imediatamente desejariam que não o fizessem, pois os siameses atacariam.

3. Eles são muito leais

Talvez tenha algo a ver com sua história e origens. Você acha que eles se lembram de terem protegido um rei? Eles com certeza agem como tal. Os gatos siameses tendem a se tornar muito apegados emocionalmente aos humanos e são conhecidos por serem uma das raças de gatos mais devotados e leais. Às vezes, um gato siamês prefere criar laços fortes com uma pessoa em particular e até mesmo segui-la.

4. Eles são ótimos com crianças, famílias e outros animais de estimação

Os gatos siameses são espertos e conseguem entender que um bebê ou criança faz parte da família, podendo até mesmo se tornar seu tutor. Desde que a criança seja ensinada a tratar um gato com gentileza e respeito, ele será retribuído pelo siamês dez vezes mais. Os gatos siameses não se cansam de receber muito carinho e brincadeiras de diferentes membros da família. Eles também vão adorar ter seu próprio amigo, como outro gato ou cachorro.

5. A cor do seu pelo não é determinada pela sua genética

O padrão de sua pele é determinado por uma enzima sensível à temperatura. Quando um gato siamês nasce, eles saem completamente brancos. Os gatinhos siameses não desenvolverão suas marcas até que tenham várias semanas de idade. Isso ocorre porque o útero os manteria muito aquecidos e eles precisariam ser expostos a uma atmosfera diferente por um tempo antes que qualquer pigmento pudesse começar a aparecer. Os gatos siameses são albinos e essencialmente sensíveis à temperatura. Quando seus corpos ficam abaixo de uma certa temperatura (100,4-102,5 F / 38 - 39,2 C, que é a temperatura padrão de um gato), o albinismo é bloqueado e o gene modificador, que inibe a pigmentação da pele, é ativado. O nariz, orelhas, patas e cauda geralmente estão em uma temperatura mais fria, e é por isso que é onde fica a maior parte do pigmento. Portanto, os gatos siameses que vivem em climas mais quentes terão uma cor mais clara do que os gatos que vivem em climas mais frios.

6. Sua pelagem é fácil de cuidar e manter

Como a maioria das raças de gatos de pelo curto, eles são excelentes em cuidar de sua pele e mantê-la limpa e bonita. Isso também significa que eles perdem menos pelos. É um equívoco comum pensar que os gatos siameses exigem muita manutenção ou são difíceis de cuidar. Uma boa escovada uma vez por semana seria o suficiente para manter o pelo brilhante e lindo. Provavelmente, você se pegará fazendo isso com mais frequência do que isso, já que o afetuoso siamês geralmente adora, e vocês dois provavelmente vão se divertir.

7. Eles existem em várias cores

O siamês característico tem uma cor creme clara, com pontos marrons muito escuros. Esse é conhecido como o 'Seal Point' siamês. Há também o Tabby Point Siamese.

A Cat Fanciers Association (CFA) também reconhece três outras cores:

  • Blue Point: um corpo cinza claro com pontos frios e acinzentados;
  • Chocolate Point: Semelhante ao Seal Point, mas com um tom marrom mais claro;
  • Lilac Point: um tom muito mais claro e mais quente de pontos cinza.

8. Siameses são conhecidos por viverem muito

O siamês médio pode viver entre 15-20 anos. Desde que sejam bem cuidados e alimentados adequadamente, muitos siameses já ultrapassaram essa idade. Se você está procurando um companheiro para ter por muito tempo, um gato siamês seria perfeito para você! Um exemplo disso seria Scooter, o Siamês, que viveu até os 30 anos e foi até declarado o gato vivo mais antigo do mundo pelo Guinness Book of World Records.

9. Eles têm vozes inconfundíveis

Os gatos siameses são conhecidos por serem falantes, muito opinativos e por terem a capacidade de manter uma conversa o dia todo. Eles vão cumprimentá-lo quando você voltar para casa e contar-lhe com entusiasmo tudo sobre o dia deles. Os pássaros que eles viram, quanta comida comeram, quanto dormiram e assim por diante. Mantendo o tema dos apelidos, hoje em dia o gato siamês é frequentemente referido como 'Meezer'. Isso vem do fato de eles serem extremamente vocais e terem uma voz distinta, alta, mais grave.

10. Eles são altamente inteligentes

Os gatos siameses são uma das raças de gatos mais inteligentes. Isso também significa que eles podem aprender facilmente a fazer muitos truques, como bater as mãos, brincar de buscar, andar na coleira e muitos outros truques, como talvez até mesmo usar o banheiro e dar descarga. Se eles não receberem estímulo suficiente, como labirintos de gatos, jogos de provocação e outros brinquedos de quebra-cabeça, espere chegar em casa e descobrir que seu siamês vasculhou tudo o que pôde. Não se surpreenda se eles descobriram como abrir portas, armários, etc.

11. Eles são extrovertidos e amorosos

Eles são conhecidos por se darem bem com outros animais de estimação, em famílias com crianças e /ou idosos. Eles adoram brincar, especialmente como gatinhos, mas mesmo adultos gostam de se manter ativos. Os siameses costumam inventar seus próprios jogos, como brincar de esconde-esconde. Eles são ainda mais entusiasmados por abraços e carinho do que por brincadeiras interativas.

12. Eles irão supervisionar tudo que você faz

Não é incomum que sigam seu dono, observando e supervisionando tudo o que fazem. Eles até tentam ajudar às vezes! Você pode ter certeza de que um siamês nunca irá ignorá-lo. Acho que este é apenas um dos muitos exemplos que os tornam excelentes companheiros. Se eles não estão apenas assistindo, provavelmente estão tentando brincar ou colocar-se em seu colo para um abraço. Alguns se referem a isso como comportamento de "necessidade", e isso é parcialmente verdadeiro porque, sem alguém para lhes fazer companhia, eles ficarão solitários e deprimidos.

13. Eles gostam de água

Todos os gatos são atraídos pelo som da água corrente porque é seu instinto encontrar água doce, mas a maioria deles odeia se molhar. No entanto, um gato siamês pode não ter nenhum problema. Além de água corrente, eles também são extremamente curiosos e brincalhões. Então, o instinto deles é descobrir o que está acontecendo e então encontrar uma maneira de brincar.

14. Pessoas famosas que possuem gatos siameses

Antes de termos celebridades, os gatos siameses já pertenciam a membros da nobreza no Japão do século 10. Eles eram freqüentemente usados ​​para proteger manuscritos antigos. Algumas pessoas famosas que tiveram ou têm gatos siameses são:

  • Frank Zappa (músico, compositor, compositor e produtor musical e discográfico americano)
  • Andy Warhol (artista americano, principal figura da pop art)
  • Anthony Perkins (ator e cantor americano)
  • Elizabeth Taylor (atriz anglo-americana)
  • Marilyn Monroe (atriz, cantora e modelo americana)
  • Kesha (cantora, rapper e compositora americana)
  • Laurence Olivier e Vivian Leigh (atores de teatro e cinema ingleses)
  • Monica Vitti (atriz italiana, mais conhecida por Michelangelo Antonioni dos anos 1960)
  • Jean Cocteau (escritor, designer, artista, cineasta e dramaturgo francês)
  • Syd Barrett (músico, compositor, cantor, compositor e pintor inglês)
  • Michael Landon (ator, escritor, produtor e diretor americano)
  • Dorothy Provine (cantora, atriz, dançarina e comediante americana)
  • James Dean (ator americano)
  • Ellen DeGeneres (comediante americana, apresentadora de TV, atriz, escritora, produtora e ativista LGBT)
  • John Lennon (cantor, compositor, ativista pela paz e cofundador dos Beatles inglês).

15. Todos os gatos siameses têm olhos azuis

Como mencionado anteriormente, os gatos siameses são albinos sensíveis à temperatura. Bem, o albinismo se estende à cor dos olhos também. Para humanos e gatos, existem duas camadas na íris do olho que determinam a cor dos olhos. Essas duas camadas são o estroma e o epitélio. Normalmente, os gatos têm células pigmentadas espalhadas em ambas as camadas. Mas para gatos siameses, não há pigmentação no estroma. A maioria dos gatos com olhos azuis teria pelo menos pigmento na camada inferior, mas aqui está a razão de os olhos azuis de um siamês serem tão aparentemente únicos. O motivo pelo qual os siameses parecem ter uma cor azul tão particular e distinta em seus olhos é a falta de pigmento em ambas as camadas, não apenas em uma.

16. Eles são muito ativos

O gato siamês é ativo e é conhecido por ter uma quantidade incomum de energia para um gato. Se não forem exercitados, podem ganhar algum peso. Suas pernas não são feitas para suportar peso, então isso pode ser perigoso para sua saúde.

Se você tinha alguma dúvida sobre a raça, acho que agora foi esclarecida, né? Eles são incríveis!